Pelo mundo fora


contador gratis

Cascatas da Namaacha: sete anos depois da seca

terça-feira, 4 de março de 2008

"Auto-Estima", por onde andas? Com o "Macomia", concerteza

A todos os moçambicanos com estima

Estou em crer que a campanha “Made In Mozambique” em curso no nosso país não é nada menos nada mais do que a valorização do que é nosso; não é nada mais nada menos do que o vincar do nosso orgulho como moçambicanos, da nossa identidade como povo e de que somos capazes de de “produzir e consumir moçambicano”
Enfim – é a auto-estima.
Uma auto-estima que, depois de vários anos adormecida, começa agora a vir ao de cima. Inclusivê em mim próprio.
Conto um simples episódio: Há mais de dez anos que não ia aos campos de futebol: Os resultados desastrosos da nossa Selecção, “os Mambas”, a fraca qualidade dos jogos do Moçombola, fizeram-me “fugir” dos estádios.
A dada altura constato, e certamente tantos outros como eu, que os “nossos rapazes” estavam a metamorfesear-se. Ou seja: “Mambas” e não “Minhocas”.
No jogo contra a seleção do Senegal reconciliei-me com os jorgadores e com a equipe técnica; Vibrei com a exibição da nossa turma; Os mais de trinta mil expectadores presentes no Estádio da Machava, trajados à rigor com as cores nacionais; tudo isso e mais alguma coisa, tiveram o condão de me sentir de novo orgulhoso de ser moçambicano.
Porém .... há ainda lacunas nesta questão da nossa auto-estima.
Explico-me:
Como é possível ver nas cidades, ruas e avenidas; nas aldeias mais remotas; nas vilas e em tudo que é local de divertimento; como é possível ver crianças, jovens e até adultos trajando camisetes, lenços e cascóis de um país qualquer da longiqua Europa, das Américas ou da Ásia? Isto é uma aberração; é simplesmente uma nova colonização cultural. Desportiva, essa já é patente, propagada até, estou em crer que por razões meramente comerciais
Como se compreende que num jogo de futebol em que os “Mambas” medem forças com outra selecção, vermos um jovem trajando camisetes com as bandeiras norte americana, portuguesa, brasileira e se calhar da Birmânia? O que é isto?. É tudo menos auto estima....
Interrogom-me igualmente se cidadaões daqueles países andam pelas ruas das suas cidades com as cores e símbolos moçambicanos. Se calhar até nem sequer ouviram falar de um continente chamado Africa e muito menos de um país que dá pelo nome de Moçambique. E ..... nós, coitados.... andamos por aqui a exaltar símbolos que nada têm a nada ver conosco.
A culpa de quem é? Nossa, não há dúvida.
Ainda sou capaz de entender que um pobre camponês se exiba com uma camisete de equipas de futebol estrangeiras, como o Porto e o Benfica de Portugal; como o Manchester ou Liverpool da Inglaterra; do AC Milão ou Inter da Itália. O camponês, porque pobre, compra aquilo que lhe vem nos fardos de roupa usada porque barata.
Agora: jovens das cidades e não só, minimamente desafogados, como é que não andam trajados com aquilo que é nosso? Porque não exibem camisetes de equipas como o Costa do Sol, Desportivo de Maputo, Associação Desportiva de Pemba, Chingale de Tete, etc... Exibem-se, sim, com o que não é deles. Alienação cultural.
Dirão alguns: as vestimentas com símbolos nacionais ou de clubes do nosso país são bastante caros. Pode ser verdade.
Quanto custa uma bandeira nacional, uma camisete, um cascol ou um boné com dizeres MOÇAMBIQUE – um balúrdio.
A terminar: os que estão à frente desta ofensiva para resgatarmos a nossa auto-estima que se empenhem em popularizar o que é nosso em termos de simbolos.
E já agora, em jeito de gozo, perguntei um dia destes a um dos mais simpáticos e prestativos serventes da empresa – O "Macomia" como é conhecido – se era adepto do Sporting ou do Benfica de Portugal, ao que muito rapidamente ripostou – “Sou do Sporting de Quelimane". Até o “Macomia”....Ayumeeeé
Orgulhosamente Moçambicano


* Radiodigundido na Rádio Moçambique em 20/Agosto/2007