O velho hábito de ler na casa de banho ganhou um componente moderno: o papel higiênico literário. A empresa espanhola “Empreendedores” está a lançar rolos de papel especial onde aparecem impressos clássicos da literatura mundial para que as pessoas vão lendo enquanto permaneceerem nas casas de banho. E porque não nas nossas latrinas.
O produto, vendido só através da internet, inclui trechos de literatura clássica, teatro, poesia e até textos sagrados da Bíblia e do Budismo.
“Hemingway dizia que clássico é aquele livro que todo a gente respeita, mas que ninguém lê”, afirma o dono da empresa, Raúl Camarero, que acrescenta que a ideia “é levar os livros às casas de banho, aproximando a literatura do homem”.
Raúl Camarero vai, entretanto, avisando que “surge aí um conflito interessante: limpar o traseiro com uma bela obra e o dilema moral que isso representa”.
Da Bíblia foram escolhidos trechos do Apocalipse, do Cantar dos Cantares e dos Provérbios.
Os textos sagrados budistas são O Sutra do Loto e o Livro Tibetano dos Mortos.
A intenção dos sócios da companhia era incluir também trechos do Corão, mas tiveram medo da possível reacção dos islâmicos.
“Tivemos medo de provocar ira e vingança. Alguns até ameaçaram sair do projecto, se insistíssemos”, explicou o empresário.
A idéia surgiu a partir de um espectáculo teatral.
Raúl Camarero, que dirige uma companhia de teatro, escreveu uma peça intitulada “Empreendedores”, onde uma empresa imprimia clássicos literários em papel higiênico.
A peça ganhou um prêmio no Festival de Teatro de Sevilha e a companhia decidiu então transformar ficção em realidade.
Os trechos escolhidos para a impressão são clássicos de domínio público, pelos quais não é preciso pagar direitos autorais. Mas a empresa avisa que está aberta a propostas de novos escritores.
Os rolos literários custam quase 4 euros – pouco mais de cem mil meticais - cada, e o “leitor” tem a opção de escolher os textos e a cor do papel higiênico. Eles estão disponíveis nas cores branco, laranja e rosa, feitos de uma celulose mais resistente.
A maioria dos pedidos tem sido de trechos de livros de Federico García Lorca.
“Usamos letras grandes com espaço entre as palavras para que seja uma leitura fácil e relaxante. Às vezes as pessoas não têm muito tempo na casa de banho e tem a tentação de usar o papel e não ler. Mas se pensar que esse material vai ser desperdiçado para sempre...” aí então o gosto pela leitura vence, comentou Camarero.
Desde que apareceu num programa de televisão, a companhia “Empreendedores”, que anuncia o seu produto apenas na internet, está a ficar famosa na Espanha.(X)