Pelo mundo fora


contador gratis

Cascatas da Namaacha: sete anos depois da seca

sexta-feira, 2 de maio de 2008

MÃE

O amor de uma mãe é o combustível que faz um ser humano conseguir o impossível.

Prepara-se Lei de Radiodifusão em Moçambique (*)

Os intervenientes do sector de comunicação social, as empresas reguladoras do sector e o Governo estão a levar a cabo debates tendo em vista a elaboração dos termos de referência que deverão guiar todo o processo.


Segundo noticiou a AIM, o processo foi lançado em Novembro do ano passado pelo Governo e os debates envolvem, nesta fase, um grupo restrito composto por representantes do Gabinete de Informação (GABINFO), Instituto Nacional de Comunicações de Moçambique (INCM), Fórum Nacional de Rádios Comunitárias (FORCOM), Sindicato Nacional de Jornalistas (SNJ), Instituto de Comunicação Social da África Austral (MISA-Moçambique) e Associação das Empresas Jornalísticas (AEJ).
No início desta semana, os profissionais de comunicação discutiram o que é que deve ser esta futura Lei de Radiodifusão para Moçambique, tendo em conta a realidade actual e os desafios que se colocam ao país a médio e longo prazos. Estas discussões tiveram lugar no Seminário sobre Radiodifusão, que marcou o início das comemorações do Dia da Liberdade de Imprensa, que se assinala amanhã.(X)

(*) Um Tema interessante que vai merecer a minha opinião brevemente

CONJECTURAS - Município da Beira: Para além duma candidatura

Manuel Pereira, membro do Conselho Nacional da Renamo, anunciou a sua candidatura à presidência do Município da Beira empurrado por aquilo que chamou de vontade da população.
"Na ocasião, eu estava, coincidentemente, naquela cidade, tempo suficiente para perceber que esta é, sem dúvida, uma decisão política que vai para além de uma simples candidatura municipal.
Tem, fundamentalmente, embora de forma dissimulada, todos os condimentos duma decisão que emana da querela étnica, travestida a política, que tem Daviz no epicentro quando se fala do Município da Beira.
A candidatura de Pereira foi uma clara surpresa para alguns círculos de dimensão política em Maputo, vista teoricamente como sendo um ensaio com o escopo para abater outro correligionário partidário, convenientemente tornado um mito por uma facção da Renamo, como bom gestor do município.
Esta não é a primeira vez que Manuel Pereira toma esta posição em tempo de eleições internas na Renamo
". Aconselho-o a ler na íntegra.(X)

Vaticano: A Eleição Presidencial no Paraguai Vira Polémica

A eleição de Fernando Lugo para a Presidência do Paraguai está a colocar o Vaticano numa situação sem precedentes: é a primeira vez que um bispo, ainda que aposentado e afastado das suas funções de sacerdote, chega ao cargo executivo mais alto de um país. Segundo o código do direito canônico – o conjunto de leis que governa a igreja – a ordenação de Lugo como bispo não pode ser anulada. (Lei este artigo: é interessante)
O caso é tão complexo e a sua dimensão política e diplomática tão grande que o Vaticano ainda não se pronunciou sobre o assunto. Ora, a lei canônica não prevê a saída de um bispo e no caso vertente esta é uma situação nova de tal sorte que os especialistasn do Vaticano estão a estudar o assunto para encontrar uma solução que seja o mais aceitável possível para a Santa Sé.(X)

Cuba: Milhares de Estrangeiros Desfilam

Mais de mil de estrangeiros comemoraram na quinta-feira, (1), o Dia Mundial dos Trabalhadores em Havana, atraídos por uma mística revolucionária que, asseguram, hoje só encontram num dos últimos bastiões socialistas do planeta. Estes simpatizantes voaram até Cuba vindos de 61 países para participar num grande desfile na praça da Revolução, à frente do qual esteve o presidente Raúl Castro.

“É como voltar a viver a história”, disse Ruzgar Mira Okan, engenheira turca de 27 anos que tentava movimentar-se no meio de uma grande multidão.
“Aqui a revolução está viva. Cuba continua a desafiar os Estados Unidos”, acrescentou Okan. Ela fazia parte de grupo de 81 turistas turcos que participaram na manifestação em Havana. Muitos deslocaram-se a Cuba através de viagens organizadas por sindicatos e grupos políticos de países como Grã-Bretanha, México, Equador, Uruguai e França. Outros sairam de países tão longíquos, entre os quais, o Vietnam, Nigéria, Japão, Congo e Israel. A maioria vestia camisetas com a reprodução com o emblemático rosto de Ernesto "Che" Guevara, o guerrilheiro argentino símbolo da revolução cubana de 1959.(X)

Camera-man da Al-Jazeera é libertado de Guantanamo

Um camera-man da rede de televisão árabe Al-Jazeera, possivelmente o único jornalista de uma grande organização preso em Guantânamo, foi ontem libertado, depois de mais de seis anos sob custódia dos Estados Unidos da América, de acordo com os seus advogados.
A Al-Jazeera informou que que Al-Haj terá viajado já para o Sudão, o seu país natal, a bordo de um avião militar norte-americano.
O jornalista foi tema de muitos protestos em todo mundo, e muitos viam a sua prisão como uma punição para uma rede de televisão cujas transmissões irritaram os oficiais militares dos Estados Unidos.
O exército americano alegou que ele trabalhava como mensageiro para uma milícia muçulmana, o que os seus advogados sempre desmentiram.(X)

Michael Jackson retira denúncia contra empresa

O cantor Michael Jackson retirou a queixa contra uma empresa de contabilidade que ele acusou de ter feito negócios e contratado pessoas sem a sua permissão, de acordo com papéis oficiais obtidos nesta quinta-feira, (1).

Os papéis, preenchidos no dia 14 de abril, não dizem se Jackson chegou a um acordo com a empresa ou se ele retirou a acção por algum outro motivo.
O cantor, através de sua produtora, a MJJ Productions Inc., processou a empresa Bernstein, Fox, Whitman, Goldman e Sloan em dezembro de 2006, alegando negligência e violação de deveres de negócios.
O processo alegava que a empresa não pagava os trabalhadores em seu nome em 2004 e 2005, e depois pagou dívidas dele, além de contratar pessoas e entrar em contratos sem a sua autorização.
A empresa também contra-processou Jackson um dia depois, dizendo que o cantor devia a eles mais de 1 milhão de dólares de contas não pagas. A acção foi rejeitada.
O cantor tem se mantido longe da mídia desde junho de 2005, quando foi absolvido de acusações de abuso infantil na Califórnia.(X)

Exibição de vídeo de Lennon fumando suruma é suspensa

As imagens em que John Lennon aparece a fumar suruma, escrevendo músicas e cogitando jogar LSD no chá de Richard Nixon não serão mais divulgadas, após o acordo entre a viúva de John Lennon, Yoko Ono, e a World Wide Vídeo, formada por colecionadores de coisas dos Beatles da Nova Inglaterra, segundo afirmaram advogados à AFP.
A disputa foi a peça central de um processo judicial entre Yoko e a World Wide, já que a viúva afirmava que era a dona das nove horas de material bruto sobre Lennon e ela, filmado semanas antes do fim dos Beatles, em 1970. Após a audiência preliminar entre as duas partes, que aconteceu na quarta-feira, 30, foi decidido que as imagens não serão exibidas até que o julgamento seja realizado na Justiça de Boston.(X)

Hitler: Morreu o Último Conspirador

O ex-oficial do Exército alemão Philipp von Boeselager, o último entre os membros da conspiração militar que tentou matar Adolf Hitler no dia 20 de julho de 1944, morreu aos 90 anos, informa nesta sexta-feira, 2, o diário de Frankfurter.
Von Boeselager morreu na noite de quarta para quinta-feira numa localidade da Renânia-Palatinado, onde vivia há algumas décadas.
O ex-militar participou na conspiração liderada pelo oficial do Exército nazista Claus Graf Schenk von Stauffenberg, responsável pelo atentado frustrado contra Hitler no seu quartel-general.(X)

Hipertensão mata mais nos países mais pobres

A hipertensão é normalmente vista como um problema de países ricos, em que as pessoas comem muito e fazem pouco exercício. Mas, actualmente, 80 por cento das mortes relacionadas com a tensão alta acontecem nos países em desenvolvimento, diz um estudo publicado esta semana na revista médica The Lancet.

As doenças cardiovasculares são agora endémicas em todo o mundo, e não se restringem apenas aospaíses mais ricos. A equipa de Carlene Lawes, da Universidade de Au-ckland, na Nova Zelândia, estima que7,6 milhões de mortes prematuras (cerca de 13,5 por cento do total) no mundo estejam relacionadas com a hipertensão. Cerca de 54 por cento dos acidentes vasculares cerebrais e 47 por cento das doenças do coração são também relacionadas com a tensão alta.
Nos países mais ricos, a proporção de mortes prematuras devido à hipertensão (17,6 por cento) é maior do que nos países de médio e baixo rendimento (12,9 por cento).
No entanto, é nestes países mais pobres que está a maioria dos casos de doença e óbito: 2,5 milhões de mortes devido a acidente vascular cerebral, 2,7 milhões dos óbitos devido a problemas cardíacos, por exemplo. (X)

"Meu Erro Foi Solidariedade"

O director Masahiro Kobayashi constrói, em Desonra, que estreou ontem, (1), nos cinemas, o seu drama em cima de factos reais. Ou melhor, de um facto real, e bem marcante e estranho. Em 2004, uma jovem, Yuko (Fusako Urabe), decide apresentar-se como voluntária para um programa humanitário no Iraque. De regresso ao Japão, passa a ser discriminada. A sua família também sofre com isso. O pai perde o emprego na empresa na qual trabalhava havia vários anos. A mãe entra em colapso nervoso. Tudo começa a deteriorar-se e a desmoronar. Yuko, na sua desgraça, passa a contaminar a todos que a cercam, como se tivesse se tornado uma espécie de pária em sua comunidade.(X)