Pelo mundo fora


contador gratis

Cascatas da Namaacha: sete anos depois da seca

sexta-feira, 25 de abril de 2008

LURDINHAS, A NOSSA MENINA DE OURO - AYUÉÉÉÉ...

A atleta moçambicana, Lurdes Mutola, integra um grupo de atletas africanos que serão homenageados próxima semana pela Confederação Africana de Atletismo.
Os referidos atletas serão homenageados por terem se destacado na modalidade nos últimos 50 anos.
A cerimónia terá lugar em Addis Abeba, a capital da Etiópia.

TRAJECTORIA DA NOSSA MENINA DE OURO
* Tri-Campeã Mundial de Pista Aberta
* Penta-Campeã Mundial de Pista Coberta
* Campeã Olímpica – 2000
* Recordista Mundial dos 1000 metros (Tempo: 2.30.94)
* Vencedora Única da Liga de Ouro – 2003 (Ganha o Jackpot de 1 milhão de Dolares
( No total ela já venceu 10 medalhas de Ouro, 2 de Prata e uma de Bronze )

Sobre ela, o Presidente da República, Armando Guebuza, considerou que o sétimo título mundial de atletismo em pista coberta conquistado em Moscovo, Rússia, é a reconfirmação de que "Lurdinha é a Menina de Ouro".

“A menina que queria ser futebolista tornou-se campeã de atletismo e a primeira moçambicana a ganhar uma medalha de ouro para Moçambique”.


Lurdes Mutola nasceu no bairro de Chamanculo - arredores da cidade do Maputo e desde criança que pratica várias modalidades desportivas.
Não tendo sido aceite a sua participação no campeonato de futebol de juniores masculinos, com 14 anos inicia-se no atletismo.

Filha de pai operário dos serviços portuários e caminhos de ferro e mãe doméstica, Maria de Lurdes Mutola é de uma família humilde.
Em 1988, beneficia da bolsa de solidariedade olímpica para os países do terceiro mundo e passa a residir no estado do Oregon, Estados Unidos, onde frequenta e conclui o Liceu.

Desde então, ela não pára de correr e já venceu uma centena de provas internacionais, colocando-se entre os maiores do atletismo internacional.
Mutola detém o recorde do Mundo dos 1000 metros em pista coberta e em pista aberta, recorde Africano dos 1000 metros em pista aberta, recorde Africano dos 800 metros em pista aberta. Em 1995 consagra-se vencedora do Grande Prémio da IAAF - Federação Internacional de Atletismo Amador.
É tres vezes Campeã Africana (uma das quais em 1500 metros), e duas vezes no campeonato dos Jogos Africanos. (X)

SPIKE LEE E NOKIA - UM FILME PELO CELULAR

O cineasta Spike Lee juntou-se à Nokia para produzir um filme com imagens feitas a partir de celulares de pessoas comuns, no que ele chama de "democratização do cinema".
O filme da Nokia Productions terá três actos. Uma "tarefa" para cada acto será anunciada na Internet e, a partir de então, as pessoas terão quatro semanas para cumpri-la.
"Você está a ver em primeira mão a democratização do filme", disse Lee na quinta-feira, 24, em um comunicado.
"Aspirantes a cineasta não precisam mais frequentar a escola de cinema para fazer um óptimo trabalho. Com um simples telefone celular, quase todo mundo pode virar cineasta", completou.
Lee foi indicado ao Oscar de melhor roteiro original por "Faça a Coisa Certa", em 1990, e de melhor documentário por "4 Little Girls", em 1998.
O filme vai abordar a maneira como a música conta a história da humanidade. As pessoas podem enviar textos, músicas, vídeos ou imagens ao site www.nokiaproductions.com, desta quinta-feira até 21 de agosto, em períodos determinados.
A Nokia vai escolher 25 obras que serão submetidas a uma votação online. As 10 mais votadas passam pela avaliação de Spike Lee, que escolherá a melhor para cada acto.
Lee dirigirá o filme usando o site. A versão final, com as três melhores colaborações e outros conteúdos colaborativos, vai estrear no fim do ano em Los Angeles.(X)

PARA OS EUA, OPOSIÇÃO VENCEU, MAS .....

Uma representante do governo dos Estados Unidos que acompanhou as eleições no Zimbabwe afirmou, nesta quinta-feira, 24, na África do Sul, que o candidato de oposição Morgan Tsvangirai venceu o pleito presidencial de 29 de março.
Segundo a secretária-assistente para os Assuntos Africanos, Jendayi Frazer, "Tsvangirai ganhou de forma cabal, a ponto de não ser necessário governo de unidade nacional", conforme propôs o actual presidente Robert Mugabe.
Observadores independentes do Zimbabwe também apontam Tsvangirai como vencedor, mas sem margem suficiente para evitar a segunda volta.
O país terá de aguardar pela divulgação oficial dos resultados pela comissão eleitoral.(X)

AFINAL QUE NÃO "BATE BEM DA CACHOLA"?

Tropas iraquianas e americanas invadiram nesta quinta-feira, (24), o Hospital psiquiátrico Al-Rashad, no leste de Bagdad, onde, acto contínuo, prenderam todas as pessoas que ali se encontravam, incluindo os pacientes e médicos.
O porta-voz do Ministério da Saúde do Iraque onformou que a missão conjunta derrubou as portas do recinto hospitalar para entrar, detendo depois todos os presentes.
O funcionário iraquiano, porém, não deu nenhuma explicação sobre o motivo da operação, a última de uma série de missões deste tipo em hospitais psiquiátricos de Bagdad.
O Exército dos Estados Unidos suspeita que alguns médicos do centro recrutem doentes psiquiátricos para realizar ataques suicidas contra a população iraquiana e as tropas estrangeiras.
Entretanto, comandantes do exército norte-americano estão preocupados quanto á saúde mental dos soldados que retornam à frente de guerra devido aos planos de manter elevado o contingente de tropas no Iraque neste ano e nos seguintes.
Entre os soldados americanos enviados ao Iraque pela terceira ou quarta vez, mais de um em cada quatro demonstra sinais de ansiedade, depressão ou stress agudo.
O estudo do Exército sobre a saúde mental demonstrou que 27% dos sub-oficiais na sua terceira ou quarta missão no Iraque apresentou sintomas que costumam ser chamados de distúrbios pós-traumáticos decorrentes de stress.
Mas, analisando os efeitos da guerra naqueles que já tinham estado em missão no Iraque, a pesquisa descobriu que os soldados com várias missões relataram moral baixa, mais problemas de saúde mental e mais problemas de trabalho decorrentes de stress.(X)