Os referidos atletas serão homenageados por terem se destacado na modalidade nos últimos 50 anos.
A cerimónia terá lugar em Addis Abeba, a capital da Etiópia.
TRAJECTORIA DA NOSSA MENINA DE OURO
* Tri-Campeã Mundial de Pista Aberta
* Penta-Campeã Mundial de Pista Coberta
* Campeã Olímpica – 2000
* Recordista Mundial dos 1000 metros (Tempo: 2.30.94)
* Vencedora Única da Liga de Ouro – 2003 (Ganha o Jackpot de 1 milhão de Dolares
( No total ela já venceu 10 medalhas de Ouro, 2 de Prata e uma de Bronze )
Sobre ela, o Presidente da República, Armando Guebuza, considerou que o sétimo título mundial de atletismo em pista coberta conquistado em Moscovo, Rússia, é a reconfirmação de que "Lurdinha é a Menina de Ouro".
“A menina que queria ser futebolista tornou-se campeã de atletismo e a primeira moçambicana a ganhar uma medalha de ouro para Moçambique”.
Lurdes Mutola nasceu no bairro de Chamanculo - arredores da cidade do Maputo e desde criança que pratica várias modalidades desportivas.
Não tendo sido aceite a sua participação no campeonato de futebol de juniores masculinos, com 14 anos inicia-se no atletismo.
Filha de pai operário dos serviços portuários e caminhos de ferro e mãe doméstica, Maria de Lurdes Mutola é de uma família humilde.
Em 1988, beneficia da bolsa de solidariedade olímpica para os países do terceiro mundo e passa a residir no estado do Oregon, Estados Unidos, onde frequenta e conclui o Liceu.
Desde então, ela não pára de correr e já venceu uma centena de provas internacionais, colocando-se entre os maiores do atletismo internacional.
Mutola detém o recorde do Mundo dos 1000 metros em pista coberta e em pista aberta, recorde Africano dos 1000 metros em pista aberta, recorde Africano dos 800 metros em pista aberta. Em 1995 consagra-se vencedora do Grande Prémio da IAAF - Federação Internacional de Atletismo Amador.
É tres vezes Campeã Africana (uma das quais em 1500 metros), e duas vezes no campeonato dos Jogos Africanos. (X)