Pelo mundo fora


contador gratis

Cascatas da Namaacha: sete anos depois da seca

terça-feira, 6 de maio de 2008

Aviso macabro: “Nunca Mais Voltaremos a Pegar em Armas”

Por: Edmundo Galiza Matos
NÃO FALTA MUITO. O 4 de Outúbro está próximo. Os moçambicanos vão celebrar a Dia da Paz. Uma paz alcançada já lá vão quase 16 anos.

Quando os milhões de moçambicanos já só pensam no erguer o país das cinzas, em guindá-lo para patamares de desenvolvimento minimamente aceitáveis para as suas vidas, sem os horrores da guerra a pairar sob as suas cabeças, ainda se ouve ou se lê uma frase como esta: “Jamais voltaremos a pegar em armas”.
Para um bom entendedor está se perante um aviso macabro: “Não se esqueçam que nós ....”
O povo, esse, está-se maribando, bem se vê e, como só ele sabe, da-nos lições sublimes de amor, paz, harmonia e ... reconciliação entre almas outrora desavindas.
Chibassa foi durante a guerra uma base da Renamo, em Jangamo, Província de Inhambane. A dois kilometros do centro dessa base funcionou um posto avançado dos homens da guerrilha, palco da chacina de centenas dos habitantes da circunvizinhança.
“Foi um autêntico matadouro”, relata o jornalista Matias Vilanculos em despacho transmitido no Jornal da Manhã da Rádio Moçambique desta segunda-feira, 5, e no qual ele nos transmite a ideia de que se existe alguém que pensa ainda em retornar à guerra, esse só pode vir dos políticos.
Vilanculos, na sua peça, enfatiza que “hoje, 16 anos depois da guerra, os pacíficos e pacatos cidadãos de Chibassa, que sabiam quem era quem e o grau de envolvimento de cada um na guerra, resolveram apertar as mãos e uniram-se para enterrar condignamente os seus defuntos”.
As ossadas humanas, espalhadas por todos os cantos do povoado, que dificultavam até a lavoura ou que jaziam no fundo dos poços e das lagoas, foram recolhidas e colocadas precisamente no local onde funcionava o posto avançado da guerrilha, hoje transformado em Monumento à Paz e Reconciliação Nacional.
No total foram contabilizados até agora 400 cránios humanos. E ainda há mais por recolher.
“Hoje todos falamos de paz, e independentemente do lado em que cada um se encontrava na guerra, não apontámo-nos o dedo”, são palavras proferidas por Filipe Tafula Comé, líder comunitário de Chibassa.(X)

Ilha do Ibo e Baía de Pemba – futuros Patrimónios Culturais da Humanidade?

A secular Ilha do Ibo e a Baía de Pemba, na província de Cabo Delgado, poderão vir a ser considerados pela Unesco – Fundo das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura – Patrimónios da Humanidade.

Um facto revelado nesta segunda-feira, 5, pelo Ministro da Educação e Cultura de Moçambique, Aires Aly, no final de um encontro com o Director-Geral da Unesco, durante o qual foi passado em revista a cooperação entre Maputo e aquela agência das Nações Unidas.
Aly revelou que para a concretização daquele “sonho” de Moçambique, técnicos do Ministério da Educação e cultura estão “trabalhar nos fundamentos das propostas a serem submetidas para apreciação e eventual aceitação”.
Em estudo estão também as propostas de locais com pinturas rupestres e algumas danças nacionais, como o Mapico, o Tufo e Xigubo.
Recorde-se que a lingua Nhau já é património cultural da humanidade depois que os governos de Moçambique, Malawi e Zâmbia, a propuseram conjuntamente. Nesta categoria encontram-se também a Ilha de Moçambique e a Timbila.
Moçambique é dos poucos países de África que tem em seu território um escritório e um representante permanente da UNESCO, cujo Director-Geral participou em Maputo, no último sábado, 3, nas celebrações centrais do Dia Mundial da Liberdade de Imprensa.(X)

Tina Turner, de 68 anos, regressa aos palcos em Outubro

A cantora norte-americana Tina Turner prepara-se para uma nova digressão mundial, a começar em Outubro, a primeira em oito anos, desde que anunciou a despedida dos palcos.

De acordo com a revista Billboard, a cantora de r&b de 68 anos começa a digressão a 01 de Outubro em Kansas, nos Estados Unidos, e incluirá cerca de 40 concertos na América do Norte, havendo ainda a possibilidade de uma série de actuações na Europa no próximo ano.
Tina Turner tem feito raras apresentações públicas desde a digressão de 2000, a última das quais em Fevereiro, quando actuou na entrega dos Prémios Grammy ao lado de Beyoncé.
Segundo contas da Billboard, a digressão de Tina Turner de 2000 foi a mais lucrativa desse ano, com cerca de 71 milhões de euros de receitas provenientes de 89 concertos, vistos por mais de dois milhões de espectadores.
Várias vezes eleita a melhor voz feminina nas cerimónias dos Grammy, Tina Turner editou em 2004 a multiplatinada colectânea «All the best».(X)

“Tortura é terrorismo”, diz ex-prisioneiro de Guantánamo

O jornalista Sami al-Haj, da rede de TV Al Jazeera, regressou a casa, no Sudão, na sexta-feira, 2, após ficar mais de seis anos preso na base militar dos Estados Unidos localizada na baía de Guantánamo (Cuba).
Haj, em entrevista concedida à Reuters, exigiu que o governo norte-americano respeite os direitos humanos e comparou a tortura ao terrorismo. O exprisioneiro de Guantánamo e outros homens mantidos ali foram submetidos a todos os tipos de tortura, sendo o pior deles o facto de os seus carcereiros insultarem o Islão e profanarem o Alcorão na frente dos prisioneiros, afirmou Haj.(X)

Prisão de Guantánamo pode acabar junto com governo Bush

O governo Bush pode anunciar até janeiro, quando termina o seu mandato, planos para desactivar a prisão de Guantánamo, e uma iminente decisão da Suprema Corte pode ser o empurrão que falta para isso, segundo autoridades e especialistas ouvidos pela Reuters.
O governo americano está sob pressão interna e externa para desactivar a prisão, inaugurada em janeiro de 2002 na base naval norte-americana que fica encravada em território cubano com objectivo de receber suspeitos de terrorismo.
As autoridades dizem que nos últimos meses se intensificaram os debates e os planos a respeito de como lidar com a prisão. O próprio presidente George W. Bush admite que as condições do local mancharam a imagem dos EUA no mundo. A maioria dos 270 presos actualmente no local foi capturada no Afeganistão e está confinada em Guantánamo há anos, sem nem mesmo receber acusações formais.
Mais de 500 presos já foram libertados. O governo Bush diz que pretende julgar de 60 a 80 dos que restam em tribunais de crimes de guerra.(X)

Bush detalha pedido adicional de USD$70 Biliões para guerras

O presidente dos EUA, George W. Bush, apresentou nesta sexta-feira,2, o orçamento detalhado de 70 bilhões de dólares solicitado ao Congresso, em parte para as guerras do Iraque e Afeganistão e uma parcela destinada à ajuda contra a atual crise alimentar global.
A solicitação inclui 45,1 bilhões de dólares para as operações de combate nas duas guerras, 3,7 bilhões para ampliar as forças afegãs e 2 bilhões para as tropas iraquianas. Caso o Congresso aprove a verba adicional para este ano e o próximo, o total gasto nos dois conflitos superará 800 bilhões de dólares.(X)

Cuba bloqueia viagem de jornalista para premiação, diz jornal

A jornalista cubana Yoani Sánchez provavelmente não irá a Madrid para receber o Prêmio Ortega e Gasset de jornalismo por não ter obtido até agora a permissão das autoridades cubanas para sair do país.
A autora do blog "Geração Y" venceu na categoria jornalismo digital. O líder do júri, o catedrático Gregorio Peces-Barba, destacou a informação "vivaz e directa" do blog e "o ímpeto com que se incorporou ao espaço global do jornalismo social", informou o jornal espanhol El País.
Tanto a jornalista como os promotores do prêmio, organizado há 25 anos pelo El País, tentaram por todas as vias administrativas obter a autorização da viagem de Yoani para assistir a entrega dos prêmios, que ocorre esta quarta-feira, 7.
Até o momento, todos só receberam o silêncio como resposta das autoridades cubanas. Pode-se prever, então, que a jornalista não poderá sair da ilha.
Yoani, de 32 anos, foi incluída este mês na lista das 100 pessoas mais influentes do planeta da revista Time. O seu blog é inspirado nos jovens "de Cuba dos anos 70 e 80, marcada pelas escolas no campo, bonecos russos, saídas ilegais e frustração."(X)