
Apesar da grande repercussão da notícia, um especialista entrevistado pela agência estatal Xinhua minimizou a possibilidade de o terramoto ter sido "previsto" pelos sapos. "Existem muitas razões para explicar uma anomalia em animais e nas águas subterrâneas. Um sismo é uma possibilidade, bem como mudanças climáticas e condições atmosféricas", explica Zhang Guomin, um analista do Instituto de Pesquisas Sismológicas.
Um repórter de um jornal de Mianyang conversou com os moradores da cidade sobre o estranho fenômeno no domingo, um dia antes do terramoto. Os mais velhos diziam ter interpretado a fuga dos sapos como um sinal de um desastre iminente. Os mais jovens faziam piada da relação entre a fuga e uma possível tragédia e afirmavam que os animais saíram do sudoeste do território para participar do transporte da tocha olímpica pela China.
O subdirector do Centro de Redes Sismológicas da China, Zhang Xiaodong, disse que as investigações sobre os terramotos serão aprofundadas nos próximos meses. Agora os chineses querem saber se é possível estabelecer um vínculo entre um fenômeno natural - como a fuga em massa dos sapos - e a iminência de um terramoto. Zhang admitiu, porém, que "a previsão dos terramotos continua sendo um enigma para o mundo".(X)