Pelo mundo fora


contador gratis

Cascatas da Namaacha: sete anos depois da seca

quinta-feira, 15 de maio de 2008

Sapos “fugiram” do terremoto. Dias antes

Centenas de milhares de sapos fugiram de uma cidade próxima do epicentro do terramoto de segunda-feira, no sudoeste da China - mas a fuga ocorreu alguns dias antes dos tremores, informa a imprensa chinesa nesta quinta. A migração anormal dos animais, que de modo repentino invadiram as ruas de Mianyang no fim de semana passado, provocou comentários espantados de pessoas convencidas de que se tratava de um sinal que anunciava o tremor.
Apesar da grande repercussão da notícia, um especialista entrevistado pela agência estatal Xinhua minimizou a possibilidade de o terramoto ter sido "previsto" pelos sapos. "Existem muitas razões para explicar uma anomalia em animais e nas águas subterrâneas. Um sismo é uma possibilidade, bem como mudanças climáticas e condições atmosféricas", explica Zhang Guomin, um analista do Instituto de Pesquisas Sismológicas.
Um repórter de um jornal de Mianyang conversou com os moradores da cidade sobre o estranho fenômeno no domingo, um dia antes do terramoto. Os mais velhos diziam ter interpretado a fuga dos sapos como um sinal de um desastre iminente. Os mais jovens faziam piada da relação entre a fuga e uma possível tragédia e afirmavam que os animais saíram do sudoeste do território para participar do transporte da tocha olímpica pela China.
O subdirector do Centro de Redes Sismológicas da China, Zhang Xiaodong, disse que as investigações sobre os terramotos serão aprofundadas nos próximos meses. Agora os chineses querem saber se é possível estabelecer um vínculo entre um fenômeno natural - como a fuga em massa dos sapos - e a iminência de um terramoto. Zhang admitiu, porém, que "a previsão dos terramotos continua sendo um enigma para o mundo".(X)

Fórmula 1 do Oriente

Fotógrafos tiram fotos de um camelo durante uma sessão concedida à imprensa para a divulgação da corrida de camelos "Fórmula 1 do Oriente", que acontecerá no dia 25 de maio em Berlim.(X)

Camisetas comparam Obama a macaco e expõem racismo na corrida democrata


O dono de uma pousada na Geórgia está a causar polêmica por ter exibido camisetas em que associa o nome de Barack Obama ao personagem da história em quadrinhos Curious George, que é um macaco.
Na estampa, George está a descascar uma banana. O dono da estalagem Marietta, Mike Norman, disse que as camisetas são "bonitas". Para um grande número de críticos, uma exploração ofensiva de estereótipos raciais.
Na história para crianças, criada em 1941, o macaquinho George foi levado da África para uma grande cidade dos EUA pelo "homem do chapéu amarelo".
Mike Norman comentou a um jornal de Atlanta que as pessoas que se sentiram ofendidas estão "procurar sarna para se coçar" e insistiu que não é racista.
Mas por que a comparação entre Obama e Curious George? Norman esclareceu:
"Olhe para ele (Obama)... o cabelo, as orelhas, ele se parece com o Curious George".
As camisetas desnudam um tema que a imprensa americana esforça-se para manter fora do debate das primárias, em que um candidato com ascendência no Quênia tenta se tornar o primeiro presidente negro dos EUA.(X)

"Ensaio sobre a cegueira" é deprimente, diz ´Times´

O filme de Fernando Meirelles, Ensaio sobre a cegueira, baseado na obra homônima do escritor português José Saramago e que abriu ontem o Festival de Cinema de Cannes foi descrito por um crítico britânico como "deprimente".
Foi "a abertura mais deprimente para um festival internacional que eu já vi" , escreveu James Christopher, do jornal britânico The Times.
"Ensaio sobre a cegueira não vai obter fãs. Mas muitos admiradores entrincheirados", afirma o crítico, para quem o filme deve agradar ao presidente do júri, Sean Penn, por que seria o tipo de filme "de apelo a um actor idealista".
Para o crítico, o filme é ambicioso e algumas cenas de ruas são tão bem feitas que chegam a ser "itens de coleccionador", mas ele critica a actuação dos actores.
O jornal argentino La Nación escreve que Meirelles tentou filmar o romance vários anos antes, mas Saramago recusou-se a vender os direitos do livro durante anos porque, segundo o escritor, "o cinema destrói a imaginação". "Em vista do medíocre resultado final do filme, o notável autor de O Evangelho Segundo Jesus Cristo tinha razão", afirma a reportagem.(X)

Gil faz seu álbum mais "tecnológico" e quebra hiato de 11 anos

O músico-ministro Gilberto Gil vai lançar o seu primeiro álbum de canções inéditas em 11 anos no próximo mês, "Banda Larga Cordel", mas as faixas já estarão disponíveis na versão "streaming" na Internet nesta quinta-feira.
O cantor e compositor falou por mais de cinco horas, na quarta-feira, com mais de 60 jornalistas brasileiros e estrangeiros, numa "entrevista virtual" pela Internet.
Gil, 65 anos, afirmou que está se sentindo muito mais livre como músico graças à idade e ao sentimento de satisfação com o trabalho no Ministério da Cultura.
"Estou a entrar nos últimos quarteirões do bairro da minha vida. Então isso dá uma tranquilidade, porque eu tenho que dialogar com a consciência da plenitude", disse Gil.
"Banda Larga Cordel" surge após "Gil Luminoso", de 2006, com canções regravadas.(X)

Michael Moore prepara continuação de "Fahrenheit 11/9"

O cineasta Michael Moore começou a preparar uma sequência "cortante e provocativa" do seu documentário político "Fahrenheit 11/9", de 2004, disseram produtores na terça-feira. O lançamento está previsto para 2009.
Danny Rosett, executivo da Overture, disse que Moore escolheu deliberadamente lançar o filme depois da eleição presidencial deste ano, porque não quer ser visto como um cineasta "politicamente motivado". Como é habitual em Moore, o estúdio divulga poucos detalhes, mas diz que se trata de uma espécie de sequência de "Fahrenheit 11/9".
Esse filme, uma dura crítica ao presidente George W. Bush e à guerra do Iraque, arrecadou 119 milhões de dólares nos EUA, tornando-se o documento político mais bem-sucedido comercialmente em todos os tempos.(X)

Neil Young lançará documentário sobre sua antiga banda

Um documentário dirigido por Neil Young, sobre a sua antiga banda, Crosby Stills Nash & Young, está prestes a ser lançado nos Estados Unidos. Ele sairá, simultâneamente, nos cinemas e também pelo site Netflix, através do serviço de streaming on demand (exibição paga que não permite gravar, só assistir).
Programado para ser lançado em julho, "CSNY - Déjà vu", cobre a digressão de reunião que o grupo fez em 2006, quando eles atravessaram os EUA com um show temático anti-guerra do Iraque. Do show fazem parte músicas como "Let's impeach the president", que provocou reações diversas nas platéias. A versão em DVD está prevista para sair em novembro, bem na época das eleições.(X)