Pelo mundo fora


contador gratis

Cascatas da Namaacha: sete anos depois da seca

segunda-feira, 12 de maio de 2008

THE SUPREMES

Moradora de Londres observa perucas e sapatos exibidos num museu da capital britânica, nesta segunda-feira, 12, numa exposição sobre o trio soul americano The Supremes.(X)

A água está no limite

Um dos aspectos negativos do aquecimento global é a seca. Só no nordeste da África, cerca de 11 milhões de pessoas corriam um sério risco de morrer de inanição, em 2006, por causa da estiagem. Segundo estimativas do Instituto Internacional de Agricultura Tropical, da Nigéria, em 2010 um número aproximado de 300 milhões de pessoas que vivem na África subsaariana - quase um terço da população - terá problemas de desnutrição devido à intensificação da seca. Com o contínuo aquecimento do globo, e mais secas à vista, precisamos aprender a conviver melhor com o nosso mundo natural e seus ciclos.(X)

Mais Comida – e muito mais comensais

A crise da comida é uma contradição: os preços explodem numa altura em que a quantidade de alimentos por pessoa é 24% maior do que há 40 anos. A oferta de calorias diárias por habitante passou, nesse intervalo, de 2.360 para 2.803, enquanto a população saltava de 3 bilhões para 6 bilhões. A produtividade de cereais mais que dobrou: por hectare, subiu 150%.
Como explicar a alta de preços se a oferta aumentou mais que a população?
A primeira resposta é que boa parte dessa oferta está a ser disputada por gente que não participava no mercado por falta de renda. Em 1965, a porcentagem da população mundial que vivia em países com disponibilidade média de calorias abaixo de 2.200 era de 57%; agora, é de apenas 10%. A melhoria se concentrou na China, Índia, Brasil e Indonésia, quase metade da população do planeta.(X)

“Novas Bossas” de Milton com Tom Jobim ao fundo

A ideia surgiu quando preparavam um concerto para o Canecão, no Rio de Janeiro. Tom Jobim perguntou a Milton Nascimento se queria gravar todas as músicas dele. O convite foi de imediato aceite. Vicissitudes várias, entre elas a morte de Jobim, fizeram adiar o projecto, só agora concretizado. Chama-se “Novas Bossas”, reúne 14 canções e, enquanto era produzido o trabalho discográfico, outros autores se juntaram a Jobim.
E deste modo se faz uma homenagem aos 50 anos da bossa nova, em disco e digressão internacional com passagem. A ideia de gravar este trabalho começou a ganhar forma no ano passado, durante as celebrações dos 80 anos de Tom Jobim. Milton Nascimento e o Jobim Trio apresentaram-se juntos no Jardim do Botânico, no Rio de Janeiro. O disco conta também com a participação do baixista Rodrigo Villa e co-produção de Chico Neves.(X)

Londres homenageia Bee Gees em casa onde o grupo compunha

O músico Robin Gibbs, vocalista do grupo Bee Gees, inaugurou neste sábado, 10, no centro de Londres, uma placa em homenagem à banda, que foi colocada no lugar onde os Bee Gees costumavam ensaiar e compôr nos anos 1970.(X)

Cubanos festejam recorde do maior charuto do mundo

Com música, dança e muito rum, os cubanos comemoraram na sexta-feira, 9, a retomada de um recorde que é uma questão de orgulho nacional: o de maior charuto do mundo. Com pouco mais de 45 metros, o "puro" serpenteia pela fortaleza do Morro, o castelo colonial que fica no acesso ao porto de Havana. Entra por uma janela frontal, ocupa toda uma sala e sai pela janela dos fundos. Coube ao diplomata britânico Chris Stimpton fazer a medição oficial, que será enviada a Londres para confirmação dos editores do Livro Guinness dos Recordes. Os charutos cubanos são considerados os melhores do mundo, mas para o país era questão de orgulho ter também o maior. (X)

Pentágono muda política de inceneração de corpos de soldados

O Pentágono ordenou na sexta-feira, 9, a modificação dos procedimentos para a incineração de corpos de soldados, após a denúncia de que um dos crematórios contratados incinerava seres humanos e animais no mesmo lugar.
O crematório que incinerava humanos e animais fica num necrotério na base Dover da Força Aérea, no estado de Delaware, para onde são transferidos os corpos de militares mortos no Iraque e Afeganistão.
O secretário de Defesa, Robert Gates, pensa que é "insensível e totalmente inadequado para o tratamento digno dos que morreram", disse Morrell.
Ele acrescentou que "o secretário oferece as suas mais profundas desculpas aos familiares dos que morreram".(X)

Presos 30 em protesto por morte de um negro desamardo em Nova York

O activista dos direitos civis e reverendo Al Sharpton e pelo menos outras 30 pessoas foram presas por parar o tráfego num protesto contra a soltura de um polícia que deu 50 tiros contra um homem negro não armado no dia do seu casamento.
No mês passado, um juiz estadual absolveu os dois detectives do homicídio culposo e um outro terceiro pelo envolvimento na morte de Sean Bell, de 23 anos.
A decisão que foi duramente criticada pela comunidade negra de Nova York.
O Departamento de Justiça, as autoridades federais e o FBI estão a rever o caso e pode ser tomada uma acção legal se os investigadores suspeitarem de alguma violação aos direitos civis.(X)

Oliver Stone lançará filme sobre Bush às vésperas das eleições

O director Oliver Stone fez um acordo de distribuição com o estúdio independente Lions Gate para lançar nos EUA um filme sobre o presidente George W. Bush em outubro, pouco antes da eleição de seu sucessor. "W", estrelado por Josh Brolin ("Onde os Fracos Não Têm Vez"), deve começar a ser rodado esta segunda-feira, 12, na Louisiana, disse a Lions Gate, que já distribuiu dois filmes de Michael Moore ("Fahrenheit 11/9" e "Sicko").
Por coincidência, o pai do protagonista, James Brolin, já interpretou um presidente republicano, no polêmico telefilme "The Reagans", em 2003. Brolin-pai é casado com a cantora Barbra Streisand, uma conhecida militante democrata. Elizbeth Banks fará o papel da primeira-dama Laura Bush; James Cromwell encarnará o ex-presidente George H. Bush, pai do actual ocupante da Casa Branca; Elle Burstyn será a "primeira-mãe" Barbara Bush.
Completam o elenco Thandie Newton (no papel da secretária de Estado Condoleezza Rice), Jeffrey Wright (como Colin Powell, ex-secretário de Estado), Scott Gleen (Donald Rumsfeld, ex-secretário de Defesa), e Ioan Gruffud (Tony Blair, ex-primeiro-ministro britânico). (X)

Doris Lessing diz que ganhar o Nobel foi um “desastre”

A escritora Doris Lessing disse que ganhar o prêmio Nobel de Literatura no ano passado tem sido um "desastre". Em entrevista ao programa Front Row da Radio 4 da BBC, Lessing disse que, com o interesse cada vez maior da mídia, tem sido quase impossível escrever um livro inteiro. Lessing, 88 anos, disse que provavelmente irá desistir de escrever romances de uma vez por todas. O mais recente livro da escritora leva o título de Alfred and Emily, descrito em parte como uma memória de ficção. "Parou, eu não tenho mais energia", disse Lessing se referindo ao acto de escrever. "É por isso que eu digo aos mais jovens: não imaginem que vá durar prá sempre. Aproveitem agora, porque depois passa, vai embora que nem água no ralo", afirmou. Lessing foi a 11ª mulher a ganhar o Nobel de Literatura em 106 anos do prêmio. Lessing nasceu no Irão e mudou-se para Rodésia do Sul - hoje Zimbabwe - ainda criança, antes de passar a viver na Inglaterra a partir de 1949.(X)