Pelo mundo fora


contador gratis

Cascatas da Namaacha: sete anos depois da seca

quarta-feira, 14 de maio de 2008

Einstein: Deus é “expressão da fraqueza”

A famosa frase "Deus não joga dados", atribuída ao físico alemão Albert Eistein, deverá sofrer novas interpretações daqui para a frente. A razão de tal inferência é a recente revelação de uma carta escrita pelo cientista em 1954, um ano antes da sua morte, na qual ele associa a palavra Deus à "expressão e ao produto da fraqueza humana".
"A palavra Deus, para mim, é nada mais que a expressão e produto da fraqueza humana; a Bíblia, uma coleção de lendas honradas, mas ainda assim primitivas, que são bastante infantis", escreveu Einstein.
Sobre o judaísmo em particular, ele disse que se trata da "encarnação de algumas das superstições mais infantis". "Não consigo ver nada de 'escolhido' sobre eles", afirmou o físico, ele próprio um judeu.(X)

Padre católico admite a existência de ETs



“Deus pode ter concebido criaturas inteligentes em outros planetas”. A afirmação é do director do observatório astronômico do Vaticano, padre José Gabriel Funes, que nesta terça-feira admitiu a possibilidade de haver vida extraterrestre.

"Como existem diversas criaturas na Terra, poderiam existir também outros seres inteligentes, criados por Deus", disse o director do observatório conhecido como Specola Vaticana.
A crença em outras vidas fora da Terra não contradiz a fé católica, porque não existe limite para a liberdade criadora de Deus, disse o religioso segundo o jornal L'Osservatore Romano, órgão oficial de imprensa da Santa Sé.
O padre Funes, jesuíta argentino de 45 anos, justifica sua declaração: "Para citar São Francisco, se consideramos as criaturas terrestres como irmão e irmã, por que não poderemos falar também de um irmão extraterrestre? Ele também faria parte da criação."
De acordo com o religioso, a quantidade de galáxias e planetas é muito vasta e o universo poderia abrigar outras criaturas. Ele afirmou que estudar o universo não afasta, mas aproxima de Deus porque o estudo abre o coração e a mente, ajudando a colocar a vida das pessoas na "perspectiva certa".(X)

Uma discórdia familiar

(Abraão obedece Sara e expulsa Agar e o pequeno Ismael da sua morada; começava assim a saga do povo árabe)

Irmãos de sangue e parceiros no ódio, árabes e judeus digladiam-se na Terra Santa desde o final do século XIX.
É um trágico e visceral embate que tem tudo para acabar mal.(X)

Teerão contra David

A sombra de um manifestante iraniano é fotografada próxima do desenho de uma estrela de David, símbolo do judaísmo, em frente à embaixada britânica em Teerão. Estudantes de universidades da capital iraniana protestaram nesta terça-feira contra a fundação do estado judeu, que celebra 60 anos.(X)

Salman Rushdie é favorito ao Prêmio Booker

O romance Os Filhos da Meia-Noite, de Salman Rushdie, é apontado como grande favorito ao Prêmio Booker deste ano. A lista de indicados foi divulgada nesta segunda-feira, com os nomes de Rushdie e outros cinco candidatos. Peter Carey, Pat Barker, JM Coetzee, Nadine Gordimer e JG Farrell também estão a concorrer ao importante prêmio literário britânico.
O mesmo título de Rushdie já ganhou no 25º aniversário do prêmio e agora volta a ser indicado. Rushdie pode conquistar seu terceiro Booker neste ano.
O Prêmio Booker, que é um dos mais conceiturados da literatura, teve início em 1969 e já premiou 41 escritores.(X)

Microsoft lança WorldWide Telescope

A Microsoft lançou na segunda-feira o WorldWide Telescope, um programa gratuito que permite ao internauta se aproximar das galáxias e viajar pelo universo. O telescópio on-line foi desenvolvido por astronautas e acadêmicos que se basearam em dados fornecidos pelo telescópio Hubble, pelo Centro de Observação Chandra X-Ray e pelo projecto Sloan Digital Sky Survey, entre outros.
Os utentes do programa poderão escolher diferentes telescópios, voar pela galáxia e fazer o seu próprio tour, viajando para qualquer destino.
"O WorldWide Telescope é uma ferramenta poderosa para a ciência e para educação. Ele torna possível que todo mundo explore o Universo", disse Bill Gates, co-fundador da Microsoft, num comunicado divulgado pela empresa.(X)

Campanha mundial de plantio de árvores fixa meta de 7 bilhões

Uma campanha de incentivo ao plantio de árvores em todo o mundo fixou nesta terça-feira a meta de plantar 7 bilhões de mudas e sementes até o final de 2009, ou pouco mais de uma árvore para cada habitante do planeta, com o intuito de ajudar a proteger o meio ambiente e a travar as mudanças climáticas.
As árvores absorvem gás carbônico ao crescerem e libertam-no quando são queimadas ou quando apodrecem.
O desmatamento responde por mais de 20 por cento do dióxido de carbono gerado pelos seres humanos.
Uma autoridade da ONU afirmou que os 7 milhões de árvores, ao crescerem, sugariam um montante de gás carbônico equivalente ao libertado pela Rússia num ano. Este país é o terceiro maior emissor de gases do efeito estufa do mundo, ficando atrás dos EUA e da China.(X)

Spielberg fará filme sobre Abraham Lincoln

O director americano Steven Spielberg pretende lançar uma cinebiografia do ex-presidente americano Abraham Lincoln. A idéia de Spielberg é que a estréia do filme coincida com a comemoração do aniversário de 200 anos do presidente, informou a agência France-Presse na segunda-feira.
O filme deve começar a ser produzido em 2009 - depois, portanto, de Spielberg finalizar o seu próximo projecto, a adaptação da história em quadrinhos Tintin, cujas filmagens estão previstas para setembro.
Lincoln deverá ser interpretado pelo actor irlandês Liam Neeson, vencedor do Oscar por A Lista de Schindler, também de Spielberg .(X)

Morreu o pintor Robert Rauschenberg, pioneiro da Pop Art

O pintor norte-americano Robert Rauschenberg, pioneiro da Pop Art e considerado uma das figuras artísticas mais influentes da segunda metade do século XX, morreu segunda-feira em Tampa, na Florida, aos 82 anos, indicou hoje o seu representante.

Nascido a 22 de Outubro de 1925 em Port Arthur, no Texas, Rauschenberg foi um incompreendido até ao surgimento da Pop Art, um movimento que reconheceu a sua obra e lhe atribuiu a paternidade do novo estilo, que teve em Andy Warhol e Roy Lichtenstein dois dos seus expoentes máximos.
Rauschenberg é sobretudo conhecido pelas «Combine Paintings», que consistem na incorporação de objectos reais nas suas obras e expressam o interesse do artista em trabalhar em todas as direcções, perseguindo a ideia de tridimensionalidade.
Em 1964, um ano depois de pintar «Express», obra que reflecte as suas mais importantes inovações e técnicas, Rauschenberg tornou-se o primeiro artista norte-americano a obter o primeiro Prémio de Pintura da Bienal de Veneza, contribuindo assim de forma decisiva para que a Pop Art se desse a conhecer internacionalmente.
Considerado uma figura-chave da vanguarda dos anos 1950 e 1960, além de inspirador de muitas figuras da arte objectual e outras de outras vanguardas radicais da década de 1970, Rauschenberg foi descoberto em 1951 pelo mítico galerista nova-iorquino de origem italiana Leo Castelli.(X)