Pelo mundo fora


contador gratis

Cascatas da Namaacha: sete anos depois da seca

terça-feira, 13 de maio de 2008

Mãe de LeBron invade a quadra

Irritada com a quantidade de faltas sofridas por LeBron James, a mãe do jogador de basquete, Gloria James, decidiu invadir a quadra onde ocorria a partida entre a equipa do filho, o Cleveland Cavaliers, e o Boston Celtics, na noite de segunda-feira.
A cena inusitada ocorreu após uma falta de Paul Pierce sobre LeBron. Gloria decidiu descer da arquibancada para pedir satisfações. Preocupado com uma possível punição, o filho pediu que ela voltasse para o lugar. "Disse para ela se sentar e que tudo ficaria bem. Ela estava muito nervosa", contou.
Mesmo com a confusão, LeBron e a sua mãe puderam comemorar a vitória do Cavaliers por 88 a 77. Agora o time está empatado em 2 a 2 na série melhor-de-sete que disputa com o Celtics pelos playoffs da NBA. O filho de Gloria foi o destaque da partida, com 21 pontos e 13 assistências.(X)

Ex-presidente, Putin não muda nem de cadeira no Kremlin

O novo presidente da Rússia é Dmitry Medveved, mas Vladimir Putin não precisou nem trocar de cadeira no Kremlin.
Na segunda-feira, 12, ao chegar ao seu antigo escritório para propor os nomes do gabinete em que será premiro-ministro, o agora ex-presidente Putin já ia se acomodando no lado esquerdo da mesa, onde estava habituado.
Mas antes de se sentar, segundo relato do jornal Kommersant, ele fez uma pausa e disse a Medvedev: "Agora este é o seu lugar".
"Ah, que diferença faz?", reagiu Medvedev, que imediatamente se sentou no lado direito, onde Putin tradicionalmente acomodava os seus convidados nos oito anos em que passou no Kremlin.
Analistas e a imprensa dizem que essa dança das cadeiras mostra que Putin continua a mandar no Kremlin - pelo menos por enquanto. Político mais popular do país, ele estava proibido de disputar um terceiro mandato, para o qual indicou Medvedev. Mas deixou claro que não iria sair de cena, já que reivindicou para si o cargo de primeiro-ministro.
Na reunião de segunda-feira, Medvedev aprovou sem restrições todas as propostas de Putin, que preencheu os ministérios e demais cargos com aliados e assessores de confiança.(X)

À ATENÇÃO DOS CLIENTES DO MILLENIUM BIM

(BCP VAI REVER TODA A ESTRATÉGIA INTERNACIONAL E VENDER OPERAÇÕES)

O Banco Comercial Português (BCP) vai rever toda a sua estratégia internacional. "Chegou o momento de começar a estudá-la", afirmou Carlos Santos Ferreira, presidente do banco, durante a apresentação de resultados trimestrais, que caíram 92%, em termos homólogos.Sem querer indicar quais as operações externas que poderão ser vendidas, nem o timing para o fazer, o banqueiro enunciou que todas elas vão passar "pelo mesmo crivo": ponderar o capital alocado, os resultados da operação, o consumo de capital e as mais ou menos-valias que podem trazer. Leia mais em ... (X)

Bob Geldof – Angola é governada por criminosos

O Jornal de Angola (JA) diz que "chegou a hora de dizer basta" ao que qualifica como "os mais baixos ataques ao país" e aos seus dirigentes políticos. O aviso consta de um texto disponível na edição on-line do jornal, e assinado pelo director do periódico estatal, para quem "Lisboa continua, infelizmente, a ser o centro das conspirações contra Angola". Este não é o único artigo a visar os portugueses - num texto não assinado, no mesmo jornal, diz-se que "se o regabofe continua" serão publicadas "listas com os nomes dos quadrilheiros portugueses, que foram capturadas no bunker de Jonas Savimbi [o antigo líder da UNITA, morto em 2002]". (X)

Madonna choca ao dizer palavrões em show exibido pela BBC

A cantora Madonna escandalizou inúmeros ouvintes e espectacdores da rede BBC após proferir uma série de palavrões durante uma exibição transmitida no passado sábado, 10, ao vivo pela rádio e pela televisão.
Por duas vezes a rainha do pop utilizou o verbo "to fuck", demonstrando que não perdeu sua rebeldia agressiva apesar de estar a beirar os 50 anos e ser mãe de três filhos.
Durante o show do novo álbum da cantora, “Hard Candy”, ocorrido em Maidstone, uma cidade do condado de Kent, Madonna perguntou aos fãs presentes (cerca de 12 mil): "Quantos de vocês estão bêbados? Levantem a mão. E quantos estão drogados?".
A BBC recebeu inúmeros telefonemas de protesto por parte dos ouvintes e dos telespectadores. O apresentador do show, Zane Lewis, não escondeu o seu embaraço e prontamente pediu desculpa "aos que porventura acharam ofensivas" as palavras de Madonna.(X)

Desenhos de Bob Dylan serão exposto em galeria de Londres

Uma exposição de arte com obras do cantor Bob Dylan vai acontecer em Londres pela primeira vez. A mostra começa no próximo mês de junho na galeria Halcyon e será constituída por desenhos feitos por Dylan enquanto ele fazia figressões entre 1989 a 1992.
"Esta é uma oportunidade incrível de ver este poderoso conjunto de trabalhos que permite olhar dentro da alma do artista", disse o presidente da galeria, Paul Green, sobre a série "The Drawn Blank".
Dylan, que vendeu mais de 100 milhões de cópias e fez milhares de shows em todo o mundo, recebeu recentemente um prêmio Pulitzer especial por "seu profundo impacto na música popular e na cultura norte-americana".(X)

Director de “Crash” fará filme sobre filha de Fidel Castro

O escritor e produtor Bobby Moresco, que ganhou um Oscar pela co-direcção do filme Crash - No Limite, vai se juntar ao Grupo de Relações Artísticas, cuja sede é em Austin, para levar ao cinema a história de Alina Fernandez, a única filha do líder cubano Fidel Castro.
Alina é fruto de uma relação extraconjugal que Fidel teve quando casado com a sua primeira mulher. Só aos 10 anos ela soube que o homem que via na televisão todos os dias e a visitava à noite era o seu pai.

Em 1993, Alina disfarçou-se de estudante espanhola e fugiu para a Espanha e, depois, para os Estados Unidos, onde está exilada desde então. Ela é reconhecida mundialmente como um dos parentes de Fidel Castro que mais falam publicamente.
Os produtores não planeam fazer uma biografia ou uma simples história de fuga, mas sim um filme como Crash, intercalando a história de Alina com uma série de narrativas paralelas que ilustram as perspectivas e ideologias cubanas e norte-americanas. As suas memórias servirão de inspiração.
"Ao longo dos últimos 20 anos, tento mostrar o que acontece no meu país, tento fazer com que as pessoas tenham mais noção de quão gloriosos nós somos e quantas limitações temos", disse a filha de Fidel ao Hollywood Reporter. "Somos vossos vizinhos, mas, mesmo assim, sabem muito pouco sobre nós. Será uma boa oportunidade de mostrar (ao público)".(X)

Maio de 1968 - As Ilusões Vencidas

Se 1968 não terminou, é porque virou efeméride. Basta chegar uma data redonda e as comemorações e os balanços aparecem na mídia, depois desaparecem até nova data redonda. É diferente de um autor que é celebrado porque continua lido e influente ou de outro que é lembrado porque não merece ser esquecido. Entre um festejo e outro, 1968 simplesmente tem muito pouco a dizer. Não é, para voltarmos a datas, como 1922, o ano em que tantas obras-primas mudaram as idéias e as vidas. Eu mesmo, na efeméride de dez anos atrás, escrevi sobre a ingenuidade de slogans como “a imaginação no poder” e o desaparecimento do discurso “engajado”. E classifiquei o ano como símbolo de uma etapa da liberação comportamental que vinha justamente desde o modernismo. Leia mais em “Ilusões vencidas” de Daniel Piza.(X)

Apertando o cinto no país da fartura

Até nos Estados Unidos, país que deve ter inventado a palavra fartura, as pessoas estão a apertar o cinto.
Os altos preços da gasolina e da comida, aliados a uma desaceleração econômica feia, afectou até os pródigos shopaholics americanos.
Aumentou muito a venda de macarrão e pasta de amendoim, enquanto a carne de vaca está em queda.
Um dos luxos da classe média americana era comer fora uma vez por semana, ou pedir pizza no Domino's e Papa John's. Estes restaurantes também estão a sofrer, uma vez que as pessoas está cada vez mais a passar as suas refeições em casa.(X)

Seca na Catalunha (Espanha)

O "Sichem Defender" atraca no porto de Barcelona nesta terça-feira. O navio, com cerca de 20.000 metros cúbicos de água potável (5.3 milhões de galões americanos), faz parte de um plano de emergência para aliviar a maior seca registada durante a primavera espanhola nos últimos 60 anos. (X)

Contrafacção e Pirataria

Homem mostra perfumes falsos durante o início da Conferência de Contrafacção e Pirataria em Bruxelas, nesta terça-feira.(X)

Palmas de Ouro em Cannes

Mulher observa vitrine decorada com Palmas de Ouro, símbolo do Festival de Cannes, um dia antes do evento na cidade francesa.(X)

Estivadores em Havana (12/05/08)

Estivadores cubanos carregam sacos de farinha no porto de Havana nesta segunda-feira, 12. Desde que assumiu o poder, o líder cubano Raul Castro tem investido na melhoria da economia interna, especialmente nos sectores agrícola e alimentar.(X)

Tragédia na China - Operação de guerra para resgatar e salvar vítimas

Uma multidão de bombeiros, policiais, soldados e voluntários participa nesta terça-feira numa gigantesca mobilização para resgatar as vítimas de um trágico terremoto de 7,9 graus que arrasou parte da China na segunda.
A operação para retirar as pessoas presas nos escombros e distribuir comida e remédios aos desabrigados fez o governo declarar que "todos os esforços" no país mais populoso do planeta devem ser direcionados ao trabalho de ajuda às vítimas.
Até a manhã desta terça (no horário de Maputo), o número de vítimas fatais chegava a 12 mil, com a possibilidade de aumentar ainda mais.
Há milhares de soterrados, e a corrida contra o tempo para retirá-los a salvo já começou.(X)

A luta contra a Sida é mal planeada

Pesquisadores da Faculdade de Saúde Pública de Harvard e da Universidade da Califórnia (ambas nos EUA) disseram que a luta contra a Sida em África é baseada em estratégias de pouco efeito prático.
Em artigo publicado na revista Science, os especialistas afirmam que as prioridades deveriam ser a circuncisão dos homens e a redução da promiscuidade. No entanto, as acções mais comuns são a distribuição de camisinhas, o tratamento de outras doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) e o acompanhamento dos níveis de HIV.
Segundo os cientistas, há pouca evidência que estes métodos funcionem em larga escala na África subsaariana, onde a doença atinge 33,2 milhões de pessoas.
Os três métodos podem ter surtido efeito em países como a Tailândia, dizem eles, onde a transmissão é feita, principalmente, por relações homossexuais, drogas intravenosas e prostitutas.
Em África, por sua vez, o vírus é geralmente transmitido em relações heterossexuais, principalmente em pessoas com parceiros múltiplos. E no caso dos relacionamentos, quanto maior a duração, maior a possibilidade de a camisinha ser abandonada. Além disso, a circuncisão, segundo os pesquisadores, tem mostrado bons resultados no combate às DSTs, reduzindo em cerca de 60% o risco de infecção.(X)

SURUMA - Causa desordem mental em adolescentes

Fumar SURUMA na adolescência pode causar dependência, doenças mentais e pensamentos suicidas, de acordo com um estudo divulgado pela Casa Branca. O levantamento revelou que os adolescentes que fumam suruma tem 40% mais chances de desenvolver algum tipo de desordem mental.(X)

Japão - Rugas servem para identificar fumante menor

Em breve, quem quiser comprar cigarros no Japão terá que provar que tem rugas suficientes para tal. Uma companhia fabricante de máquinas vendedoras de cigarro desenvolveu um sistema que avalia, pelo número de rugas, pés-de-galinha e flacidez da pele do rosto, se o consumidor tem idade suficiente para fumar – 20 anos, no caso japonês.
O novo método de identificação ainda precisa ser aprovado pelo governo, o que pode ser dificultado devido a sua imprecisão (a máquina é certeira em 90% dos casos).
Caso seja aceite, as cerca de 570.000 máquinas de cigarro existentes no Japão terão que apresentar o dispositivo a partir de julho.(X).

Saúde - Jovens bebem para melhorar o sexo

Um estudo britânico aponta que jovens e adolescentes europeus têm abusado do álcool e das drogas para melhorar o seu desempenho sexual.
De acordo com a pesquisa um terço dos homens e 23% das mulheres tomam bebidas alcóolicas para ter mais chances de manter uma relação sexual. Seja para aumentar o prazer ou prolongar o tempo do sexo, alguns entrevistados admitiram usar ecstasy, cocaína ou suruma.
O estudo descobriu também que, sob efeito de álcool ou drogas, os jovens têm mais chances de não usar protecção durante o acto sexual. (X)

Nova espécie de aranha homenageia Neil Young

Graças a um cientista da Universidade East Carolina, na Carolina do Norte, nos Estados Unidos, o nome Neil Young não será usado apenas nas referências ao cantor e compositor canadiano. Prestando uma homenagem ao seu músico favorito, o biologista Jason Bond resolveu baptizar uma nova espécie de aranha de Myrmekiaphila neilyoungi.
A neilyoungi foi descoberta em 2007, no estado americano do Alabama.
"Meus cumprimentos a Neil Young. Eu realmente gosto da sua música e tenho um grande apreço por ele como um activista pela paz e pela justiça," justificou Bond.(X)

Espaço - Austronautas acreditam que existe vida fora do planeta

O homem encontrará novas formas de vida no universo se continuar a explorar o espaço, afirmaram nesta segunda-feira,12, os astronautas que regressaram da última missão espacial americana.
"Se chegarmos longe o suficiente, tenho certeza de que descobriremos algo lá fora", disse Mike Foreman, um dos membros da tripulação da nave, que regressou à Terra em março. "É difícil acreditar que não exista vida em algum lugar deste universo maravilhoso", completou.(X)

Bichos - Gorila mais velha do mundo completa 55 anos

A gorila em cativeiro mais velha do mundo completou 55 anos na passada sexta-feira.
O aniversário da "anciã" será comemorado com um bolo gelado, recheado com quatro camadas de frutas e embrulhado com folhas de banana.
Jenny – como é chamada a aniversariante – mora no Jardim Zoológico de Dallas, no Texas.
De acordo com os veterinários do zoológico, a gorila tem alguns problemas nas articulações e na visão, mas, no geral, a saúde dela está boa para uma idade tão avançada.
Normalmente, a idade média de um gorila varia entre 30 e 35 anos. Jenny nasceu em África em 1953 e chegou ao Jardim zoológico de Dallas em 1957.(X)