Pelo mundo fora


contador gratis

Cascatas da Namaacha: sete anos depois da seca

sexta-feira, 23 de maio de 2008

FOTO DA SEMANA

O MAIOR TERRAMOTO DAS ÚLTIMAS DÉCADAS NA CHINA
CONTABILIZADOS MAIS DE 80.000 MORTOS E 240.000 DESALOJADOS

Vândalos furtam pela quarta vez os óculos de Drummond de Andrade

(Armação de bronze foi retirada da estátua do poeta, um dia após ter sido recolocada)

Carlos Drummond de Andrade, um dos maiores poetas brasileiros, deixará de usar óculos. Pelo menos enquanto não for instalada uma câmera de segurança, em frente à estátua do poeta, na Praia de Copacabana. A decisão da prefeitura ocorreu depois que o objecto foi “roubado” na quarta-feira, 21, dois dias depois de ter sido recolocado na estátua. Esta foi a quarta vez que a peça foi furtada.
Entre fevereiro e maio, a estátua ficou sem óculos. A Fundação Parques e Jardins já não tinha mais a réplica da armação usada por Drummond e os técnicos tentavam reconstituí-la a partir de fotografias do poeta. Ao saber disso, Pedro Drummond de Andrade, neto do escritor, cedeu a réplica que havia recebido de presente do artista plástico Leo Silveira, autor da escultura.(X)

Inflacção no Zimbabwe supera 1.000.000% ao ano

Os zimbabweanos estão a enfrentar uma nova alta massiva dos preços, que coloca muitos itens básicos acima do seu poder de compra.
Uma consultoria independente estima que a inflação anual subiu eeste mês para 1.063.572%, baseado nos preços dos produtos básicos.
Na quarta-feira, 21, as lojas vendiam um pequeno pacote de café por quase 1 bilhão de dólares zimbabwanos. Há uma década, com esta quantia era possível comprar 60 carros novos.
Um saquinho de pão de forma custa 200 milhões de dólares zimbabwanos - que compraria 12 carros há dez anos - e uma nova alta dos preços é esperada.
O preço de um quilo de frango duplicou para 1 bilhão de dólares locais, e o aluguer de um casa tipo/2 subiu para mais de 22 bilhões de dólares zimbabwanos neste mês.
Os economistas alertam que se a taxa de inflação não diminuir, o índice anual poderá chegar a 5.000.000% até outubro.(X)

Exército age contra violência xenofóba na Africa do Sul

(Ataques contra estrangeiros já mataram mais de 40 pessoas)



O Exército da África do Sul começou nesta quinta-feira, 22, a apoiar a Polícia local na luta contra a violência xenófoba que assola o país desde a semana passada e que já cusou mais de 40 mortos, segundo fontes oficiais.
O ministro da Segurança sul-africano, Charles Nqakula, disse à imprensa que os militares participaram já em duas operações nesta quinta-feira em dois bairros pobres a leste de Johanesburgo.
Na acção, bem sucedida a crer nas autoridades, resultou na detenção de 28 pessoas, apreensão de 150 quilos de suruma, armas e respectivas munições, para além de bens possivelmente roubados.
Dados oficiais apontam que até agora foram registados 466 actos de violência xenófoba no país, a maioria contra cidadãos do Zimbabwe e de Moçambique residentes em Johanesburgo.
O ministro de Inteligência sul-africano, Ronald Kasrils, disse que as autoridades investigam também a possibilidade dos actos de violência serem incentivados por alguém com interesses políticos, já que as eleições presidenciais de 2009 estão à porta.(X)

Líder da oposição anuncia que volta ao Zimbabwe no sábado

(Morgan Tsvangirai)
O líder da oposição do Zimbabwe, Morgan Tsvangirai, anunciou nesta quinta-feira, 22, que no sábado volta ao seu país para liderar a campanha eleitoral para a segunda volta das eleições presidenciais. Tsvangirai fez o anúncio no encontro com emigrantes zimbabwanos num bairro pobre de Johanesburgo para expressar a sua solidariedade para com os ataques xenófobos que sofreram nos últimos dias.
Tsvangirai, que deixou o Zimbabwe após as eleições gerais de 29 de março, tinha anunciado o seu regresso para o fim de semana passado, mas adiou porque, segundo denunciou o seu partido, estava em curso um plano para assassiná-lo.
A 27 de junho, Tsvangirai vai enfrentar na segunda volta das eleições presidenciais Robert Mugabe, no poder desde 1980 e líder da Zanu-PF, posicionado em segundo lugar no pleito de 29 de março.A violência xenófoba começou no início da semana passada e até quarta-feira à noite tinha causado 42 mortos, segundo a última apuração oficial da polícia.(X)

Barack Obama começa a procurar seu vice, diz jornal

(Faltando 3 meses para a convenção democrata, senador pede a assessores para iniciar a busca por colega)
Há menos de três meses para a convenção nacional do Partido Democrata, o senador Barack Obama, favorito à indicação presidencial, pediu a um pequeno círculo de conselheiros para que comecem a procurar confidencialmente o seu possível colega na corrida à Casa Branca.
O senador por Illinois, que parece querer aguardar até o fim das primárias, a 3 de junho, para declarar-se vencedor na disputa democrata com Hillary Clinton, pediu aos seus assessores para agirem com discrição.
A procura está na fase inicial e Obama pediu a Jim Johnson, um democrata de longa data, para comandar o processo. Johnson, que é o segundo responsável pela campanha do senador, também coordenou a procura pelo vice-candidato da chapa de John Kerry em 2004 e na de Walter Mondale em 1984.
Nesta semana, o senador Obama obteve a maioria do apoio dos delegados do partido. Sem declarar vitória, ele já se virou contra o virtual candidato presidencial republicano, John McCain.

Mais de 80.000 pessoas estão mortas ou desaparecidas na China

Mais de 80.000 pessoas são dadas como mortas ou desaparecidas em consequência do pior terramoto na China em décadas, disse o governo nesta quinta-feira. As preocupações agora viraram-se para as doenças, a época chuvosa e outros receios com calamidades naturais.(X)