Pelo mundo fora


contador gratis

Cascatas da Namaacha: sete anos depois da seca

sexta-feira, 9 de maio de 2008

Nelson Mandela: Concerto em Londres pelos seus 90 anos

Nelson Mandela vai a Londres em junho para comemorar seu nonagéximo aniversário com uma série de eventos que terão a presença de personalidades e políticos de destaque, incluindo Oprah Winfrey, Robert de Niro e Bill Clinton, disseram os organizadores dos eventos.


Os três dias de comemorações vão culminar com um concerto no Hyde Park de Londres na noite de 27 de junho, com artistas que vão desde Leona Lewis, estrela de show de talentos na TV, até Simple Minds e Annie Lennox. "Todos vocês sabem que eu supostamente estou aposentado, mas os meus amigos e as organizações de caridade que carregam o meu nome querem aproveitar o ano do meu aniversário para angariar fundos para levar o nosso trabalho adiante. É claro que quero ajudá-los", disse Mandela. Activista contra o apartheid que passou 27 anos na prisão até ser libertado, em 1990, Nelson Mandela, foi presidente da África do Sul, cargo que deixou em 1999. Desde então ele está envolvido em trabalhos beneficentes, incluindo a luta contra a Sida.
A renda do concerto será revertida para a campanha global 46664 HIV/SIDA.
O nome da campanha faz referência ao número de prisioneiro usado por Mandela enquanto esteve encarcerado.(X)

Sociedade angolana está à deriva, afirma Pepetela

A sociedade angolana está «algo à deriva» e «perdeu uma série de referências» na sua história recente marcada pelos conflitos armados, disse em entrevista à Agência Lusa o escritor angolano Pepetela.

Apesar deste cenário, o escritor revela-se optimista quanto ao futuro do país, que diz estar a reorganizar-se de forma acelerada, mas chama à atenção para a urgência de criar condições para a «transmissão de valores para a juventude».
Pouco depois de apresentar em Luanda, na noite de terça-feira, 6, o seu último romance, «O Quase Fim do Mundo», o Prémio Camões 1997, mostra-se preocupado com a juventude do país que, como o resto da sociedade, «navega à deriva», mas, pelo que representa quando se olha para o futuro, «merece especial atenção».
O escritor neste seu último romance narra o confronto de um grupo reduzido de indivíduos com o quase fim do mundo e tudo o que resta da humanidade está numa ínfima parcela de África.
Admite que, mesmo «de forma inconsciente», a forma como estas pessoas foram ultrapassando as suas diferenças é uma boa metáfora para o «acelerado apaziguamento dos espíritos» que está a acontecer numa Angola a experimentar os primeiros seis anos de paz em 32 anos de independência.
Considera, no entanto, «haver problemas graves» e que podem ainda «acontecer sobressaltos graves» com o aproximar das eleições legislativas apontadas pelo Presidente da República, José Eduardo dos Santos, para o mês de Setembro.
Pepetela entende que é importante a «transmissão de valores» para os mais novos e, «apesar de não ser religioso», que as igrejas podem ser importantes nessa tarefa.
Apesar deste quadro social, apenas seis anos de paz e uma juventude sem referências, o também autor de «Lueji, o nascimento de um império(1990)» admite que Angola está a reorganizar-se de forma «acelerada» e dá como exemplo deste «caminhar acelerado para a normalidade» a «diminuição da tensão» entre as pessoas nos mais variados cenários.
Na entrevista, Pepetela reflectiu ainda sobre a recente polémica que envolveu o escritor Angolano José Eduardo Agualusa, quando este disse que o primeiro presidente de Angola e uma das figuras emblemáticas do país independente, Agostinho Neto, era «um poeta medíocre», gerando um redemoinho de críticas na sociedade luandense.
«O que aconteceu - com Agualusa - é um sintoma de que há ainda muito caminho para fazer», apesar de defender que «as pessoas também têm - referindo-se a Agualusa - que saber onde falam, em que ambiente falam».
«É preciso ter consciência das consequências das palavras», adverte Pepetela que, sem querer ir muito mais além neste tema, admite que «houve muitos exageros», mas defende que o que se passou pode ser «útil», porque «quando se discute sai sempre algo de útil».
Apesar do optimismo assumido pelo criador da «Parábola do Cágado Velho» (1996), a Luanda de hoje não é a Luanda que «muitos daqueles que pensam o país há muitos anos e lutaram por ele» queriam ver como realidade.
Na narrativa de Pepetela, uma seita religiosa está por detrás do incompleto apocalipse. Essa não é, porém, a parte importante do livro, mas sim a forma como o grupo que restou do quase fim da humanidade interage.
Um dos exemplos mais claros é o de um boer sul-africano, com as suas características próprias, indivíduo fechado sobre si mesmo, que acaba por se revelar na sua humanidade e é paulatinamente aceite pelo grupo apesar das muitas reticências.
Foi um exercício de «perdão», resumiu o autor.
«Os africanos têm traumas históricos porque, durante muito tempo, sofremos as influências nocivas do `apartheid´ da África do Sul, e nós, em particular, sofremos com as guerras e agressões», lembrou.
«E há - na narrativa - muitas reservas em relação a essa personagem que, aliás, aparece exactamente por causa disso», assinalou ainda, sublinhando que acaba por acontecer um «perdão» na forma como este boer «se torna útil» ao grupo de sobreviventes do quase fim do mundo.
Ele - disse - «revela-se na sua humanidade» e acaba por ser «apenas mais um no grupo».
É como se, ao longo das quase 400 páginas de «O Quase Fim do Mundo», Pepetela assumisse a tarefa de proporcionar a catarse para as fricções históricas entre a África do Sul do passado, racista, e os restantes países africanos.
«Houve uma clara intenção de dizer algo como isto: esta é a humanidade que nós temos, são estas as pessoas, vamos aceitá-las como são», concluiu o escritor.

Etiópia: Encontrados restos do palácio da rainha de Sabá

Arqueólogos alemães encontraram os restos do palácio da lendária rainha de Sabá na localidade de Axum, na Etiópia, contribuindo assim para desvendar um dos maiores mistérios da humanidade, anunciou em comunicado a Universidade de Hamburgo.
A nota refere que «nesse palácio terá sido guardada durante um tempo a Arca da Aliança», que, de acordo com fontes históricas e religiosas, continha as tábuas dos Dez Mandamentos entregues por Deus a Moisés no monte Sinai.
Os restos da residência da rainha de Sabá foram encontrados debaixo do palácio de um rei cristão.
Os arqueológos presumem que foi Menelik I, rei da Etiópia e filho da rainha de Sabá e do rei Salomão de Jerusalém, quem mandou construir o palácio na sua localização final.
«Os dados actuais indicam que, com a Arca da Aliança e o judaísmo, chegou à Etiopía o culto de Sothis, que se manteve até ao século VI da nossa era», afirmam os arqueólogos alemães.(X)

Revista Time declara Obama vencedor da corrida democrata

A revista semanal Time, que saiu esta sexta-feira, 9, para as bancas nos EUA, dá como certa a vitória de Barack Obama na corrida democrata.
Segundo a publicação, Hillary Clinton cometeu cinco erros que comprometeram o sucesso da sua campanha. Entre eles, subestimar o desejo dos EUA por mudança, e escolher como motes de campanha a sua experiência e assumir uma suposta «inevitabilidade» da sua vitória.
Outro artigo da revista Time afirma que Obama está «prestes a ser recompensado» por ter se recusado «a jogar pelas regras tradicionais da política».
O artigo analisa as «medidas de desespero» que tomaram conta da campanha de Hillary recentemente, dizendo que o discurso de Hillary sobre o corte nos impostos para conter os preços da gasolina no país foi claramente «populista».
Hillary no últimos meses mostrou-se «desesperada» e disposta a fazer quase qualquer coisa para se manter na corrida. «A perda da nomeação foi uma consequência da incompetência da sua campanha, mas também resultado da sua insistência em fazer mais do mesmo».
Segundo o artigo, a táctica da «política suja» que Hillary adoptou funcionou por 40 anos em eleições de diferentes candidatos à presidência dos EUA, e não é novidade também em campanhas dos Clinton.
Ainda segundo a revista, Obama desafiou os seus adversários e mesmo os meios de comunicação ao mostrar que a opinião pública está a levar as eleições muito a sério e cansada da forma tradicional de como a política é feita e retratada.(X)

Os colhões de Hillary, a lutadora

por Patricia Campos Mello

“Lá na Filadélfia, Hillary Clinton já tinha se comparado ao filho pródigo da cidade, Rocky Balboa. "Quando o assunto é terminar uma luta, eu e Rocky temos muito em comum - eu nunca desisto". A senadora se empolgou com a narrativa, e vem dizendo em todos os comícios que é "uma lutadora", que vai "lutar pelo povo americano". Eleitores de Hillary têm pedido autógrafo em luvas de boxe.
Mas James Carville, o consultor Clintonista de careca lustrosa, exagerou."Se a Hillary desse ao Obama um de seus 'cojones' (colhões), ela e Obama ficariam com dois colhões cada um", disse, para enfatizar que Hillary é "durona".
Só falta ela dizer que nasceu "com aquilo roxo".(X)

Bush se prepara para casar a filha

Armas nucleares, guerra no Iraque, crise imobiliária, altos preços do petróleo... nada disso ocupa hoje a mente do presidente americano George W. Bush.
O que o inquieta actualmente é o casamento de uma de suas filhas gêmeas, marcado para o próximo sábado, 10.
Nas últimas aparições públicas, Bush tem feito muitas referências ao noivado: "Eu tenho que tomar decisões difíceis e conduzir tudo numa perfeita diplomacia" disse o presidente americano em discurso feito em março Em seguida, completou "isso se chama planear um casamento".
Jenna Bush vai juntar os trapos com o noivo Henry Hager numa cerimônia privada, no rancho de Bush, em Crawford, no Texas. O casal, que ficou noivo em agosto do ano passado.
O último casamento realizado por um ocupante da Casa Branca aconteceu em 1971, quando a filha do presidente Richard Nixon, Tricia, casou-se com Edward Cox.(X)

Memórias de Saddam podem virar livro

O advogado de Saddam Hussein prepara um livro com memórias e poemas escritos pelo finado ex-ditador do Iraque a ser lançado entre o final deste ano e o início de 2009.
O livro será dividia em três partes: a primeira com memórias do ex-ditador; a segunda escrita pelo advogado, baseada em conversas que teve com Saddam; e a terceira uma selecção de poemas de Saddam.
Antes de ser executado, ele entregou cerca de 400 folhas com as suas memórias a Dulaimi. O advogado suspeita que parte do conteúdo dos manuscritos pode ter sido alterada pelo governo americano. O advogado defendeu Saddam desde que foi preso, em 13 de dezembro de 2003, até a sua condenação à morte, em 30 de dezembro de 2006.(X)

CD: "Olhos nos Olhos", Luís Represas

«Olhos nos Olhos» foi concebido no Algarve e foi gravado entre Portugal, Brasil e Cuba, território pelo qual o ex-Trovante nutre carinho especial.
50 anos de vida e 30 de carreira são um número notável, e a verdade é que em Portugal poucos são os que se podem orgulhar de ter uma carreira tão longínqua quanto a de Luís Represas.
Algo sempre presente em Luís Represas é o respeito pelos adeptos do músico, respeito esse que musicalmente traduz-se numa segurança na escrita que, se por um lado garante uma solidez de carreira, também não deixa de minar eventuais tentativas de adulteração mais experimental em matéria de explorações sonoras.
A brasileira Simone e os cubanos Pablo Milanés e Liuba Maria Hévia são mais valias num todo mais interessante que a soma das partes. «Olhos nos Olhos» não trará novos adeptos a Luís Represas, mas também não é esse o objectivo central. Os adeptos do costume não sairão desiludidos, e isso parece chegar para Represas.(X)

Excesso de personagens banaliza 'Banquete do Amor'

O drama romântico “Banquete do Amor” é uma espécie de cardápio sobre os mais variados tipos de relacionamentos amorosos. Numa das primeiras cenas, Harry Stevenson (Morgan Freeman, de Menina de Ouro) conta que, segundo a lenda, os deuses gregos estavam entediados e por isso inventaram os humanos. Mas o tédio não passou, então criaram o amor. Como gostaram do resultado, eles resolveram experimentar a paixão. Mais tarde inventaram o riso, para que pudessem suportá-la. É exatamente atrás disso que está o director Robert Benton (Revelações, Kramer Vs Kramer): amor e risos para acabar com o tédio da existência. Baseado no romance homônimo de Charles Baxter, “Banquete do Amor” é uma série de histórias românticas inter-relacionadas, algumas bem-sucedidas, outras fadadas ao fracasso.(X)

Christie's leiloará 40 obras feitas por Pablo Picasso

Peças pertencem à atriz ítalo-espanhola Lucia Bosé, que as recebeu de presente do pintor
A casa de leilões londrina Christie's irá leiloar 40 obras feitas por Pablo Picasso, entre desenhos, esboços e peças de cerâmica.
As peças pertencem à atriz ítalo-espanhola Lucia Bosé, que as recebeu de presente do pintor. "Pablo Picasso era um caro amigo meu e de minha família, e essa colecção representa os muitos momentos felizes vividos juntos", disse a actriz em comunicado divulgado pela Christie's.
A receita arrecada será destinada ao Museu de Los Angeles, fundado pela actriz em Segovia, na Espanha, e dedicado a obras que têm como tema os anjos.(X)

Fifa insiste na fórmula ´6+5' para estrangeiros

O presidente da Fifa, Joseph Blatter, dá provas de que não desistirá da criação de uma regra que limite o número de jogadores estrangeiros nos clubes europeus.
Numa conferência realizada nesta quarta-feira, 7, Blatter avisou que vai propor a mudança no próximo Congresso da Fifa, que será realizado no fim do mês, em Sydney. O plano de Blatter ficou conhecido "6+5" - um mínimo de 6 jogadores nacionais em campo no início de cada partida, com no máximo cinco estrangeiros.
Além de aumentar a identificação dos clubes europeus com as suas próprias torcidas - hoje, muitos clubes entram em campo apenas com estrangeiros -, o plano ajudaria a fortalecer as ligas da África, Ásia e América do Sul, esvaziadas pelo êxodo de jogadores rumo à Europa.
O novo sistema seria implementado em três tempos, de 2010 (4+7) a 2012 (6+5).
Respondendo às críticas de que o plano fere os princípios de livre circulação da União Européia, Blatter rebateu: "Não haveria nenhum percalço, já que não haveria limites para o número de estrangeiros contratados. Só que as equipes precisarão iniciar as partidas com uma maioria de jogadores nacionais", explicou.(X)

Internet para Nômades

Um homem presta atenção a discurso proferido nesta quinta-feira durante lançamento de serviços de telecomunicações em Dertu, uma sociedade nômade pastoral do norte do Quênia. A companhia de telecomunicações Zain anunciou uma parceria com a Sony Ericsson, que trará serviços de telefonia móvel e internet a cerca de 400.000 pessoas de 10 países africanos.(X)

Rosas e Cinzas

Rosas da cidade de El Bóston, na província argentina de Rio Negro, ficam cobertas de cinzas provenientes do vulcão Cháiten, localizado no sul do Chile. Nesta quinta, 8, as actividades vulcânicas ainda mais intensas do que as dos últimos dias forçaram a retirada dos últimos habitantes que relutavam em deixar a área.(X)

Homenagem a Israel causa tensão em feira do livro

A Feira do Livro de Turim foi aberta pelo presidente da Itália, Giorgio Napolitano, nesta quinta-feira, 9.
A solenidade foi marcada por protestos contra a participação de Israel como convidado de honra do evento.
"Nenhum diálogo poderá ser feito se a existência de Israel não for reconhecido por direito de viver em paz e segurança", disse o presidente, em resposta às tentativas de boicote ao evento.
Centenas de pessoas compareceram ao pavilhão israelita enroladas na bandeira do país -- uma forma de sinalizar apoio à nação homenageada. Já do lado de fora do evento, manifestantes pró-Palestina criticaram o convite a Israel, motivado pelo sexagésimo aniversário de fundação do estado judaico.(X)