Pelo mundo fora


contador gratis

Cascatas da Namaacha: sete anos depois da seca

quinta-feira, 8 de maio de 2008

Putin é ratificado primeiro-ministro russo com maioria arrasadora

A Câmara Baixa do parlamento russo confirmou nesta quinta-feira, 8, que o ex-presidente Vladimir Putin será primeiro-ministro do país. A aprovação é meramente simbólica, já que a Rússia Unida, partido de Putin, controla mais de dois terços do parlamento.
A sucessão no Kremlin foi cuidadosamente coreografada - em dezembro Putin escolheu seu sucessor, Dmitri Medvedev, eleito presidente mais tarde, e disse que continuaria na política como primeiro-ministro.
Manobras
Apesar de prometer que não prejudicará o equilíbrio de poderes, nas últimas semanas Putin dedicou-se a ampliar sutilmente as atribuições do primeiro-ministro. De acordo com a Constituição russa, o presidente é o responsável pela política externa e doméstica, pelo comando das Forças Armadas e pela escolha do Conselho de Segurança - que estabelece as políticas de defesa e segurança. Ao primeiro-ministro cabem as medidas administrativas, como implementação das políticas domésticas. Putin, no entanto, foi eleito em abril presidente do partido Rússia Unida, que controla o Parlamento russo. Com maioria de dois terços na Duma, o Rússia Unida tem poder para reformar a Constituição e destituir o presidente.(X)

Gabriel García Márquez edita este ano novo romance

O escritor colombiano e Nobel da Literatura Gabriel García Márquez, 81 anos, deverá editar este ano um novo romance de amor, revelou o amigo e jornalista Dario Arizmendi.
De acordo com o jornalista, García Marquez está a finalizar um romance, ainda sem título e com cerca de 250 páginas, que deverá chegar às livrarias em Agosto ou Setembro.
Gabriel García Márquez, que completou 81 anos em Março, editou o último livro de ficção em 2004, «Memórias das minhas putas tristes», depois de ter publicado o primeiro de dois volumes da sua biografia «Viver para contá-la».
«Cem anos de solidão», «O amor nos tempos de cólera» e «O Outono do patriarca» são algumas das mais conhecidas obras do escritor colombiano, premiado com o Nobel da Literatura em 1982.(X)

EUA: Violinista agradece a taxista que devolveu Stradivarius

Um violinista norte-americano, que se esqueceu do Stradivarius, no valor de quatro milhões de dólares, num táxi nova-iorquino, deu um concerto gratuito num aeroporto de Nova Iorque, em honra do taxista que lhe restituiu o precioso instrumento.

O músico de origem russa, Philippe Quint, deixou, na semana passada, num táxi, o seu violino «Ex-Keisewetter», feito, em 1723, pelo célebre fabricante e restaurador de instrumentos de cordas italiano Antonio Stradivari ou Stradivarius, como era mais conhecido.
O instrumento ficou no banco de trás do veículo de Mohammed Khalil, que apanhou o violinista no aeroporto de Newark, Nova Jérsia, quando este regressava de Houston, Texas.
Quint, de 34 anos, deu ao motorista 100 dólares, «tudo o que então tinha na carteira», depois de ter recuperado o precioso violino, mas, como gesto adicional, propôs-se dar um concerto de meia-hora para os taxistas do aeroporto de Newark, tendo convidado ainda Khalil e a família para um concerto, que dará no Carnegie Hall, em Nova Iorque, em Setembro.(X)

Martin Scorsese espreita de perto os Rolling Stones

Pode uma banda, aos 46 anos de vida, oferecer-nos a surpresa? Se a banda se chamar Rolling Stones, a resposta é sim. E a surpresa tem por título Shine A Light. Ou, antes, encontra-se na forma como o filme - concerto de Martin Scorsese, revela que o segredo da longevidade do grupo, tantas vezes já questionado, é apenas um: o prazer com que vivem o palco, as suas canções e a festa. Um prazer que sugere que muitos poderão ser ainda os anos de vida conjunta para Mick Jagger, Keith Richards, Charlie Watts e Ronnie Wood.
Shine A Light não é um documentário. É um filme-concerto, que usa sequências que recorrem à linguagem do cinema documental, permitindo assim explicar o contexto do momento vivido, assim como toda uma carga histórica que explica o que se vê sobre aquele palco.(X)

The Police vai fazer concerto final em Nova York

O reencontro do trio de rock The Police vai chegar ao fim neste verão com um concerto final em Nova York, cuja renda será revertida para a programação de artes das estações de TV públicas da cidade, anunciou a banda na terça-feira.
O cantor e baixista Sting, o baterista Stewart Copeland e o guitarrista Andy Summers reuniram-se em maio do ano passado para lançar uma turnê mundial e, segundo dados da Billboard, até setembro já tinham arrecadado mais de 171 milhões de dólares em 53 shows vistos por mais de 1,5 milhão de pessoas.
A banda vai despedir-se da Grã-Bretanha em 29 de junho, com um concerto no Hyde Park, em Londres.
O concerto em Nova York vai encerrar a turnê.(X)

Filha tenta esfaquear Whitney Houston

A filha da cantora americana Whitney Houston, Bobby Kristina, de 15 anos, foi internada num hospital psiquiátrico, depois de agredir e tentar esfaquear a própria mãe.

De acordo com o jornal britânico Daily Express, a menor começou a golpear tudo o que se encontrava a sua volta tentando atingir a cantora, porque estava insatisfeita com a situação de morar com a mãe. Em seguida, Bobby tentou suicídio cortando os próprios pulsos.
A garota foi dominada e internada num hospital na cidade de Atlanta.
Familiares disseram que Bobby Kristina não conseguia superar o divórcio entre a cantora e o produtor musical Bobby Brown.
Whitney Houston foi casada com ele por 14 anos e está divorciada desde 2007, quando um acordo judicial pôs fim ao litígio de separação e deu a guarda da menina à cantora.
As discussões sobre a custódia de Bobby Kristina recomeçaram quando o pai da garota entrou com uma ação na justiça para que Whitney permitisse as visitas.
A cantora, que luta para se livrar do vício de drogas, já assistiu a um episódio parecido com este: aos 14 anos, Bobby Kristina já teria tentado, sem sucesso, golpeá-la com uma faca.(X)

Primeira BD para adultos censurada no Egipto

A primeira banda desenhada para adultos, publicada em Março no Egipto com o título «Metro», foi retirada do mercado três semanas depois pela polícia por alegadamente ferir a moral pública.

«Metro», uma banda desenhada de Madgi Ashafai, farmacêutico de 45 anos, conta a história de um jovem egípcio, Sheihab, que decide assaltar um banco por falta de trabalho e problemas financeiros.
Através desta personagem, o autor aborda o problema da corrupção política e económica, a pobreza e a injustiça social e o despertar de um movimento político contestarário, temas que as autoridades egípcias não gostaram de ver espelhados numa banda desenhada.
Com a acção a decorrer em várias estações de Metro do Cairo, uma delas chamada «Hosni Mubarak», o nome do presidente egípcio, a história apresenta ainda uma personagem, corrupta, que se assemelha a um dos símbolos do Partido Nacional Democrático, de Mubarak.(X)

Letra de «Give Peace a Chance», de Lennon, leiloada em Julho

A letra da canção «Give Peace a Chance», que John Lennon escreveu em 1969, será leiloada em Londres a 10 de Julho e poderá atingir o valor de 300 mil libras esterlinas, anunciou a leiloeira Christie's.
Juntamente com o manuscrito, que o Beatle escreveu durante um retiro pela paz num hotel de Montreal, serão também licitadas algumas fotografias inéditas tiradas pela então estudante de 16 anos e agora autora de comédias e apresentadora Gail Renard, que mostrou já publicamente os objectos na sede da leiloeira Christie's de Nova Iorque.(X)

São Paulo verá encontro inédito de Herbie Hancock e Macy Gray

A cantora Macy Gray e o pianista Herbie Hancock vão se apresentar juntos em São Paulo (Brasil) no próximo dia 1 de junho.
O encontro inédito acontecerá no festival Telefônica Open Jazz.
O show será o primeiro encontro nos palcos dos dois artistas vencedores do Grammy.
Herbie Hancock, pianista e compositor norte-americano, é um dos músicos de jazz mais consagrados do mundo.
A cantora Macy Gray, que também é atriz e produtora, é conhecida pela voz ríspida e pelas influência de Soul e R&B.(X)

Aos 63 anos, Rod Stewart está longe de aposentadoria

O roqueiro Rod Stewart está com 63 anos de idade, mas longe de se aposentar. O músico estuda uma lista de projectos para o futuro, que incluem um filme, um álbum de R&B e talvez até mesmo uma investida na música country.

"Havia de adorar fazer um filme, apenas para ficar para a posteridade", disse Stewart à Reuters antes da turnê por 18 cidades norte-americanas que está prestes a começar. Por enquanto, porém, um projecto de filme - como o documentário "Shine a Light", sobre os Rolling Stones, lançado recentemente por Martin Scorsese - não está previsto porque simplesmente ninguém ainda lhe fez a proposta, diz Stewart. A sua carreira data de 1964 e inclui um prêmio Grammy, a honra maior da indústria musical norte-americana, e a sua inclusão no Hall da Fama do Rock'n'Roll, em 1994.
Já vendeu milhões de discos com sucessos como "Maggie May" e "Tonight's the Night".(X)