Pelo mundo fora


contador gratis

Cascatas da Namaacha: sete anos depois da seca

sexta-feira, 16 de maio de 2008

FOTO DA SEMANA - Nos escombros do terramoto

Um porco vasculha os escombros de um prédio destruído pelo terramoto no condado de Beichuan, na província chinesa de Sichuan, nesta quinta-feira.

Os mais devastadores terramotos da História recente

CHINA: Em 27 de julho de 1976, um sismo de 7,8 graus matou 270,5 mil pessoas ao devastar a cidade de Tangshan, no norte do país.
IRÃO: O pior terremoto já sentido no país (de 7,7 graus) matou 35 mil pessoas, em 21 de junho de 1990.
ÍNDIA: Quase 20 mil pessoas morreram no estado de Gujarat após um tremor de 7,9 graus em 26 de janeiro de 2001.
TURQUIA: Um sismo de 7,4 graus matou 18 mil pessoas em 17 de agosto de 1999.
MÉXICO: Em 19 de setembro de 1985, um tremor de 8,1 graus matou sete mil pessoas na cidade do México.
JAPÃO: Cinco mil morreram em 17 de janeiro de 1995, num sismo de 6,9 graus na cidade de Kobe.
AFEGANISTÃO: Um terremoto de 6,9 graus causou a morte de quatro mil pessoas na província de Takhar, em 30 de maio de 1998.
IRÃO: Em 26 de dezembro de 2003, 30 mil mortos em tremor na cidade histórica de Bam.

África do Sul discute legalização de poligamia para muçulmanos

A Justiça da África do Sul está a analisar um caso que deve determinar se os casamentos polígamos muçulmanos serão reconhecidos oficialmente no país.

Uma mulher sul-africana entrou com um processo judicial para ter direito à herança deixada pelo marido. Gabie Hassam foi a segunda mulher a casar-se com ele.
Até agora, a lei sul-africana reconhece apenas os casamentos polígamos de crenças africanas, não os muçulmanos.
Hassam foi casada por 30 anos e teve quatro filhos com o marido. Mas depois que ele morreu, ela não pode herdar seus bens, porque era a segunda esposa, casada pela lei religiosa islâmica.
Agora, Hassam corre o risco de perder sua casa.
Segundo a especialista em assuntos religiosos da BBC, Frances Harrison, caso a Justiça sul-africana dê ganho de causa a Hassam, a decisão poderá abrir caminho para que milhares de viúvas de casamentos polígamos muçulmanos possam ter direito à herança deixada pelos seus maridos.
Estima-se que cerca de um milhão de muçulmanos vivam na África do Sul.
Em 1998, a Justiça sul-africana passou a reconhecer os casamentos polígamos realizados de acordo com tradições africanas, numa medida com o objectivo de proteger os direitos das mulheres e crianças em relação a propriedade.(X)

Papa agradece virgens consagradas por "devoção total" a Cristo

O papa Bento 16 agradeceu, durante um encontro de virgens consagradas realizado no Vaticano, na quinta-feira, pela "devoção total" delas a Cristo, elogiando o ritual sagrado que ele reconheceu ser de difícil compreensão por parte dos não-católicos.
As virgens consagradas são mulheres que fazem um voto de castidade eterna para se colocarem ao serviço da Igreja Católica. O Vaticano diz que essas mulheres "selam um casamento místico com Cristo" por meio de um ritual sagrado.
As mulheres que realizaram esse tipo de voto de castidade foram as antecessoras das freiras dentro da Igreja Católica.
O Vaticano retomou o ritual, abandonado havia séculos, em 1970. O papa disse que a vocação das mulheres era profundamente significativa, mesmo que considerada "obscura e inútil" por aqueles que não compartilham da fé católica.
Segundo estimativas de um grupo norte-americano que participou da conferência, há 3.000 virgens consagradas católicas no mundo todo.(X)

Neil Diamond - Pela Primeira Vez

O cantor americano Neil Diamond conquistou pela primeira vez o topo das vendas nos EUA com seu mais recente álbum de estúdio "Home before dark", depois de mais de quatro décadas de carreira, informou o site especializado "Billboard".
Diamond beneficiou da sua recente aparição no programa de televisão "American Idol", um dos motivos pelos quais o disco vendeu 146 mil unidades na sua primeira semana à venda, afirmou a publicação.
A primeira vez que Diamond apareceu nas listas da "Billboard" foi em 1966 com "The Feel of Neil Diamond", e o mais próximo que esteve de alcançar o número um de vendas foi em 1973, com a trilha sonora do filme "Fernão Capelo Gaivota" ("Jonathan Livingston Seagull"), que alcançou o segundo lugar.
Este é o 46º disco de Diamond e o 15º que consegue incluir na lista dos dez mais vendidos em sua semana de estréia, segundo a gravadora Columbia Records.
O cantor de "Sweet Caroline" superou em mais de 40 mil unidades o número dois da semana, a colectânea dupla das melhores canções do artista country Toby Keith, enquanto que Madonna com seu "Hard Candy" caiu para o terceiro lugar, com 94 mil discos vendidos.(X)