Pelo mundo fora


contador gratis

Cascatas da Namaacha: sete anos depois da seca

domingo, 27 de abril de 2008

PRIMEIRA OPERAÇÃO A CORAÇÃO ABERTO FEITA POR MOÇAMBICANOS

Os primeiros beneficiários, uma criança e um adulto, operados na segunda e terça-feira (21, 22), respectivamente, e enquadrados no Sistema Nacional de Saúde (SNS), foram tratados a custo zero, quando uma operação do género custa, em média, entre 15 a 20 mil dólares americanos.

APOSTA GANHA DO MISAU
A equipa moçambicana, chefiada pelo cirugião-cardiáco Atílio Morais – que se especializou em França, bem como as médicas Aissa Gani e Farida Urci, todos com formação inicial na Universidade Eduardo Mondlane – e que desde segunda-feira são o orgulho de Moçambique, observou um estágio em Espanha nos últimos trés anos, em períodos distintos.

A PRATICAR ESTE TIPO DE DE OPERAÇÃO
Com êxito da operação, Moçambique passou a ser o segundo país a praticar este tipo de operação, depois da África do Sul, em toda a Africa Subsahariana.
Com a existência deste serviço no país, o Serviço Nacional de Saúde (SNS) vai minorar, e muito, as despesas de deslocação de doentes ao estrangeiro para tratamento, sobretudo para Portugal, dinheiro esse proveniente da Junta Médica.

PÉ-ANTE-PÉ ....
Faz exactamente um ano e um mês que no Hospital Central de Maputo – o maior do país – o médico cardiologista Domingos Diogo instalou o primeiro pacemakers a um paciente. Melhora a qualidade de diagnóstico e tratamento na cardiologia.(X)

Sem comentários:

Enviar um comentário