Pelo mundo fora


contador gratis

Cascatas da Namaacha: sete anos depois da seca

terça-feira, 27 de maio de 2008

Holanda subsidia Corão comprado por polícias

As estatísticas oficiais mostram que vivem na Holanda perto de um milhão de muçulmanos, o que corresponde a cerca de 6% da população. É para melhor lidar com eles que a polícia de Amesterdão está a encorajar os seus agentes a comprar e ler a nova tradução do Alcorão, o livro sagrado do islão, e a biografia do profeta Maomé. Como?
Os polícias que decidam adquirir estes livros receberão de volta metade do preço de compra."Estes dois livros permitem uma melhor compreensão e conhecimento do Alcorão e da vida do profeta", disse à AFP o porta-voz da polícia de Amesterdão. Ebe van der Land acrescentou que esta iniciativa se enquadra na política holandesa de "tratamento igualitário". Publicados simultaneamente em finais de Abril, a nova tradução para holandês do Alcorão e a biografia do Profeta intitulada A Mensagem, da autoria de Kader Abdolah, um holandês de origem iraniana, estão a ter muito sucesso no reino.
"Por exemplo, um agente de bairro que tenha de fazer uma visita a uma família muçulmana pode ter a sua vida facilitada em termos de comportamento", considerou Van der Land. O porta-voz da polícia de Amesterdão esclareceu ainda que este género de reembolso abrange "todos os livros que possam ter interesse para o exercício da profissão".
O lugar do islão na sociedade holandesa tem estado no centro do debate desde o assassínio do realizador Theo van Gogh em 2004 por um extremista de origem marroquina. Depois deste crime, se por um lado se multiplicaram os apelos à violência em sites islâmicos, surgiram também ataques de retaliação contra mesquitas e escolas muçulmanas, provocando um clima de tensão numa sociedade conhecida pelo liberalismo.(X)

Sem comentários:

Enviar um comentário