Pelo mundo fora


contador gratis

Cascatas da Namaacha: sete anos depois da seca

terça-feira, 11 de março de 2008

Os Devaneios de Um Jornalista Esfomeado

À minha mulher e filhos que, como tantos outros moçambicanos,
“passamos mal” por falta até de uma côdea de pão

Isto não é uma descoberta que me dê o direito de a patentear. Nada disso. De facto: todos nós a experimentamos sempre que alguém ou algo nos amua – normalíssimo.
Há daqueles dias em que se chega a casa, ombros duros que nem pedra, ar de macambúzio e um “olá” neurasténico à cama(...)rada e... Uf, que vida esta porra, um gajo esfola-se, sua que nem burro, o fito é “a vida vai melhorifar e... “tens aí dinheiro para uma de leite, arroz e ...” lá está mais esta, não, o bisini não deu, foi assim uma cabeçada e pronto, lá tem de se curtir uma de olhar para tudo e para nada até fomesonecar e sonhocar com os opíparos pratos que no banquete se deixam para manter um visual que se não tem e vinhaços em garrafalusadas sanguinhaladas mas qual quê... Heim? Quem? O teu tio está aí na sala bom já vem mais este e logo hoje diga que tô a descascamar o inferno do job não vais fazer uma coisa dessas ao teu antigo protector teu novo protegido afinal ... Bom família é assim mas hoje não dá meu. Bô tarde tio Fabião anda-se Didi só a tua tia está constipada (ou constifomeada) é o tempo calamitoso deste país que ... bom é que eu estou assim um pouco down e tacos faltam também tio talvez quinta uns dolarzecos se consigam e no Central trocam-se a bom preço não há problema até quinta. Novo problema: dorminhocar já não dá e pega-se na Tempo/1000 (1) com capa que não distrai só distrai-nos na profissão o Chachuaio irrita e repete duzentos e trinta deslofomeados receberam cinco quilos de de soja cada e eu desloresidente com fome a grevar e que cassete está aí? Chuck Mangione? Clack no play stereofónico bem a Sony numa sala soando fome mangionando Sing a Song a Freedom Song queria era estar livre deste barrigalhar que percurte aqui nas entranhas que nem Paulinho da Costa mas lá distrai-se e esquece-se e uma nota assim esquisita do flugerhorn nos transporta pra lá deste país afinal há coisas maningue naices noutras paragens sim Nairobi é outra coisa mas ... porra só porque se noticia “eh pá Quénia sida é merda...” mas caguei pra isso a Zaína era bem boa e aquela "John Garang" sudaneando o rabo na 2000 eu vou lá quando Dlakhama fôr imporautorizado para sentar sim Dlakhama Nairobi Zaína Chissano Garang Moi negociação mas .... cinco civis foram deste para ... onde? Quando uma turba de irmãoarmados matraquearam uma coluna de viaturas na estrada nacionalibandida e na resposta recuperou-se um saco de arroz ... Heim, arroz? Eh pá logo como vai barrigar é preciso inventar mola senão os putos dão assim umas MilesDavisdadas bem chatas ok Chuck és bom...
Olha meu chefe marca falta e é um bônus de ineficiência na cara chau minha vou tentar aquele bisini o arroz passo por lá no dumba da Mafalala as dezassete mas porque o Craveirinha não fala daqueles dumbanengueiros logo ali em frente da sua porta? ser mulato despoesado não é nada bom ouve lá são catorze horas e já devias estar na greve porque as quinze temos que dizer bem dos trabalhadores e dos chefes quer dizer equilibrar as posições senão és a favor dos trabalhadores tá bem chefe Nós aqui só exigimos que nos paguem os dois meses de salário nem natal nem ano novo não vamos tchotcholojar mas isso va-lá mas agora os meus filhos quatro contos cada um doze no total para matrícula não vão andar na escola este ano porque o patrão não pagou quanto ganha? Vinte e dois contos mas a matrícula é doze ficas com dez como desenrrascas isso? bom uma batida de açucar milho arroz dos navios das calamidades agente aguenta-se só aqui a OTM só sabe vigiar e não nos defende mas eles nem tem problema o Xico que era como nosoutros na OTM hoje ... porra o gajo tem assim um Toyota esqueceu-se dagente Hewena... Jossia tá aqui a Rádio a grevar a malta diga-lá qualquercoisada ... Hé, me chamo Jossia estivaladroeiro nós só pedimos o nosso dinheiro e o décimo terceiro mas olha décimo terceiro só quando a empresa faz taco taco? porque os chefes receberam refresco e mazumana cada um no fim do ano agora nós também queremos refresco e mazumana senão o valor em mola Mas greve por causa de um kilo de amendoim? Não queremos saber se eles não desenrrascam isso não saem do gabinete nós fechamos amakiya estão aqui conosco Trabalhadores dos Come Farinha Mahala entram em greve – este o assunto em destaque nesta repetida edição do Rovuma ao Maputo está com a Revolução Moçambicana hoje copiado e deferido por Magunhungo Bandido Armado, oh ... não, Galiza Matos segue-se o seu desenvolvidanado com o Chachuateado aos microcrucificados há muito por uma mordaça bem moçambicana Moçambicano ainda existe? Ou é uma espécie acabada espécie chorada espécie esfomeada, não, não existe, existiu ... foram as notas dórédóré ciadas do país e do mundo ... agora a grevação nos Come Farinha Mahala e blá blá blá chegamos assim ao fim da nossa reedição deste nosso boloenchido desinformado boa noite ouviram? Claro que não porque o Xirico aqui VOA prá Africa de língua oficial portuguesa Tomé Mbuia caia João Dlakhama afirmentira greves em Moçambique são obra da Reina Na matança Moçambicana besta de carga é o que você é...
Vá no Dumbapungar porque os putos estão cansados de desbrincar com barrigadelas ariovazadas quanto me roubas por esta lata setecentos e cinquenta paus põe neste saco mas... deitaste alguma coisa? parece que sim chau... alô pessoal tudo bem por cá? Mundinho acende o fogão a gás Deodato vai buscar agua lá em baixo esse gericam é pequeno transporta o de 25 litros nos ombros dos teus ten age é para fazer o arroz há festanimação aí? Que ouves Maninho? Lambada? Essa badamecada não entra aqui pois tu só trazes cassetadas prá aqui fiufiómbrumblam jazz o caraças, olha os meus filhos não devem gostar dessas lambuzadas aqui só coisa de erudito erudita é a tua fome bem vamos lá ver põe lá a panela no lume mas isto é arroz ou xima? Come lá vocé sim sim obrigado papá ... um palmarpulmonarfumado e Tucho traz aquela cassete, aquela que o papá gosta? Sim essa mesmo e Spyra te daqui vai dar um Gyro teu pai quer curtir um espectáculo marimbar uma Dave Samueladas teclaminar uma Tomschumada trompetear uma Jayada bem Estreinada na baixada do Quimzumbada Stneteada Cheticatalogada na Gibson 335 onde só zumbi congadas noite adentro e Geraldomamente Velezadas e ... senhores e senhoras escutenção agora e aqui a composição que se impõe necessária para voltarmos a ser nós mesmoçambicanos: “Conversations”, uma música de quinze minuanos totalmente desconversados pois escutemos então – para este tiro da AKM vai uma teclapaz de quem quer que premiu o gatilho; para esta bazucada, de quem? Não interessa, vai assim o ribombar de uma batida da Yamaha de Eli Konikoff, para o matraquear da metralhadora “kalashi” vai esta marimbada de Dave Samuels (que machope, meu Deus), a resposta mais certa para a obusada ou do leão da floresta artificial interponha-se a “A Hundred Year Old ¾ Scale Acoustic Bass” do Kimzinho “Pedrado” Stone e, oiça meu caro amigo, ao sibilar do teu Mig desajeitado ponho nas tuas patencias o deslizar lizo mas harmónico como a paz dos dedos de Chet Catallo na Gibson 335 e... para finalizar uma assopradela bem compassada e melancolicamente sempre presente do já “está aí a paz” Benstreinada para durar porque ... esta “Conversations” que ouviram (agora aclamem-na e proclamem-na) foi ensaiada para durar isto aconteceu em conversações de 17 a 19 de novembro de 1983 numa Florida sem mácula há quase sete anos aprendamos bem as suas notas porque senão chumbamos como temos vindo a chumbar há quase 15 anos... O QUÊ, NÃO CONCORDAM? OU OUVIRAM MAL?.

(*) – Edição N. 1000 da Revista Tempo.
- Escrito na madrugada de 27 de janeiro de 1990, algumas horas depois do meu regresso de Nairobi, Quénia, onde acompanhei o então Presidente Joaquim Chissano, numa tentativa de um encontro a sós com o Afonso Dlakhama, patrocinado por Daniel Arap Moy. O encontro não chegou a realizar-se, ao que mais tarde vim a saber.

2 comentários:

  1. laBem vindo ao mundo bloguista. Vou colocar um link no meu blog www.aminhavozz.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. Bem vindo a este mundo sem "Patrao". a gercao Blogue. Prometo acompanhar aqui os "post" do Galiza (Pai)...

    Forca ...em breve NANTCHITE estara no www.maosdemocambique.blogspot.com

    Haja Paz e Saude

    ResponderEliminar