Pelo mundo fora


contador gratis

Cascatas da Namaacha: sete anos depois da seca

sexta-feira, 25 de abril de 2008

LURDINHAS, A NOSSA MENINA DE OURO - AYUÉÉÉÉ...

A atleta moçambicana, Lurdes Mutola, integra um grupo de atletas africanos que serão homenageados próxima semana pela Confederação Africana de Atletismo.
Os referidos atletas serão homenageados por terem se destacado na modalidade nos últimos 50 anos.
A cerimónia terá lugar em Addis Abeba, a capital da Etiópia.

TRAJECTORIA DA NOSSA MENINA DE OURO
* Tri-Campeã Mundial de Pista Aberta
* Penta-Campeã Mundial de Pista Coberta
* Campeã Olímpica – 2000
* Recordista Mundial dos 1000 metros (Tempo: 2.30.94)
* Vencedora Única da Liga de Ouro – 2003 (Ganha o Jackpot de 1 milhão de Dolares
( No total ela já venceu 10 medalhas de Ouro, 2 de Prata e uma de Bronze )

Sobre ela, o Presidente da República, Armando Guebuza, considerou que o sétimo título mundial de atletismo em pista coberta conquistado em Moscovo, Rússia, é a reconfirmação de que "Lurdinha é a Menina de Ouro".

“A menina que queria ser futebolista tornou-se campeã de atletismo e a primeira moçambicana a ganhar uma medalha de ouro para Moçambique”.


Lurdes Mutola nasceu no bairro de Chamanculo - arredores da cidade do Maputo e desde criança que pratica várias modalidades desportivas.
Não tendo sido aceite a sua participação no campeonato de futebol de juniores masculinos, com 14 anos inicia-se no atletismo.

Filha de pai operário dos serviços portuários e caminhos de ferro e mãe doméstica, Maria de Lurdes Mutola é de uma família humilde.
Em 1988, beneficia da bolsa de solidariedade olímpica para os países do terceiro mundo e passa a residir no estado do Oregon, Estados Unidos, onde frequenta e conclui o Liceu.

Desde então, ela não pára de correr e já venceu uma centena de provas internacionais, colocando-se entre os maiores do atletismo internacional.
Mutola detém o recorde do Mundo dos 1000 metros em pista coberta e em pista aberta, recorde Africano dos 1000 metros em pista aberta, recorde Africano dos 800 metros em pista aberta. Em 1995 consagra-se vencedora do Grande Prémio da IAAF - Federação Internacional de Atletismo Amador.
É tres vezes Campeã Africana (uma das quais em 1500 metros), e duas vezes no campeonato dos Jogos Africanos. (X)

Sem comentários:

Enviar um comentário