Pelo mundo fora


contador gratis

Cascatas da Namaacha: sete anos depois da seca

sábado, 26 de abril de 2008

MAPUTO - PALCO DIA MUNDIAL DA LIBERDADE DE IMPRENSA

Moçambique, tendo como palco a sua capital, Maputo, vai acolher as comemorações centrais do Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, que se assinala próximo dia 3 de Maio.
Para além de cerca de 200 profissionais de todo o mundo, estarão envolvidos nestas comemorações, o Director-Geral da Unesco e outras personalidades ligadas à comunicação social e ao governo moçambicano.
O Sindicato Nacional de Jornalistas iniciou já as comemorações da data com diversas actividades, iniciadas no passado dia 11 de Abril, quando o SNJ completou 30 anos da sua criação.
Está prevista a entrega do Prémio de Jornalismo Carlos Cardoso e um convívio entre profissionais da comunicação social, acto a encerrar as comemorações do Dia Mundial da Liberdade de Imprensa.
No ano passado, a Alta Comissária para os Direitos Humanos da ONU, Louise Arbour, homenageou os jornalistas que são ameaçados por contribuírem para «a construção de sociedades livres» e recordou que 150 profissionais foram assassinados em 2006.
Numa declaração no âmbito do Dia da Liberdade de Imprensa de 2007, Arbour frisou que 2006 foi o ano em que mais jornalistas morreram assassinados desde que há estatísticas. «Os países envolvidos em conflitos são os mais mortíferos para os jornalistas», assinalou.
Frisando que às vezes os jornalistas e outros trabalhadores dos «media» são vítimas acidentais de conflitos armados, a alta comissária destacou que «frequentemente são alvos intencionais das partes em luta, que preferem operar na sombra».
No entanto, Arbour recordou que os assassínios, assédio ou ameaças a jornalistas também podem ter origem nas próprias autoridades governamentais, em grupos armados ou do crime organizado em países que estão «teoricamente em paz».(X)

Sem comentários:

Enviar um comentário