Pelo mundo fora


contador gratis

Cascatas da Namaacha: sete anos depois da seca

quarta-feira, 14 de maio de 2008

Morreu o pintor Robert Rauschenberg, pioneiro da Pop Art

O pintor norte-americano Robert Rauschenberg, pioneiro da Pop Art e considerado uma das figuras artísticas mais influentes da segunda metade do século XX, morreu segunda-feira em Tampa, na Florida, aos 82 anos, indicou hoje o seu representante.

Nascido a 22 de Outubro de 1925 em Port Arthur, no Texas, Rauschenberg foi um incompreendido até ao surgimento da Pop Art, um movimento que reconheceu a sua obra e lhe atribuiu a paternidade do novo estilo, que teve em Andy Warhol e Roy Lichtenstein dois dos seus expoentes máximos.
Rauschenberg é sobretudo conhecido pelas «Combine Paintings», que consistem na incorporação de objectos reais nas suas obras e expressam o interesse do artista em trabalhar em todas as direcções, perseguindo a ideia de tridimensionalidade.
Em 1964, um ano depois de pintar «Express», obra que reflecte as suas mais importantes inovações e técnicas, Rauschenberg tornou-se o primeiro artista norte-americano a obter o primeiro Prémio de Pintura da Bienal de Veneza, contribuindo assim de forma decisiva para que a Pop Art se desse a conhecer internacionalmente.
Considerado uma figura-chave da vanguarda dos anos 1950 e 1960, além de inspirador de muitas figuras da arte objectual e outras de outras vanguardas radicais da década de 1970, Rauschenberg foi descoberto em 1951 pelo mítico galerista nova-iorquino de origem italiana Leo Castelli.(X)

Sem comentários:

Enviar um comentário