Pelo mundo fora


contador gratis

Cascatas da Namaacha: sete anos depois da seca

segunda-feira, 2 de junho de 2008

Hillary vence em Porto Rico, mas Obama ainda lidera

WASHINGTON - A senadora Hillary Clinton venceu a disputa pela indicação presidencial democrata em Porto Rico neste domingo, 1, mas continua atrás do seu rival Barack Obama, que está cada vez mais perto de garantir a indicação do partido. A vitória da ex-primeira dama em Porto Rico, território que tem 55 delegados na convenção de agosto, reforçou o argumento da candidata de que ela é a melhor democrata para fazer frente ao republicano John McCain. Com 99% dos votos apurados, Hillary alcançou 68% dos votos, enquanto Obama obteve 32%.
Mas os resultados levaram o senador por Illinois para mais perto do número mágico de 2.118 delegados necessários para tornar-se o candidato democrata, e Obama já voltou a sua atenção à disputa eleitoral com McCain. Duas outras primárias que terão lugar na terça-feira, em Montana e em Dakota do Sul, com 31 candidatos em jogo, vão encerrar as votações na disputa presidencial democrata.
"Te amo, Porto Rico", disse Hillary em espanhol ao iniciar o seu discurso de vitória diante de um grupo de entusiasmados eleitores que dançaram ao som de músicas do cantor porto-riquenho Ricky Martin.
Antes das primárias em Porto Rico faltavam ao senador democrata cerca de 70 delegados para encerrar a sua indicação. Depois desta terça-feira é provável que ainda lhe faltem alguns delegados, mas pode chegar ao total rapidamente com a ajuda de alguns dos cerca de 180 superdelegados - representantes do partido que podem apoiar qualquer candidato - que ainda não indicaram em quem vão votar.
Obama superou um obstáculo importante no sábado, quando um comitê do Partido Democrata desferiu um golpe contra Hillary ao atribuir a metade dos votos às delegações de Michigan e Flórida, onde as primárias foram contestadas.
A decisão tomada pelo comitê de regras foi uma vitória para Obama, na medida em que impediu Hillary de reduzir significativamente a sua desvantagem em termos de delegados. A senadora tinha vencido as duas disputas contestadas e exigia que as delegações contassem pelo número pleno de delegados. A participação eleitoral em Porto Rico foi menor que o esperado, por causa da pouca afluência de eleitores nos colégios eleitorais de San Juan, e calcula-se que a abstenção tenha chegado a 80%.
A senadora por Nova York esperava uma grande participação em Porto Rico para reivindicar a sua vitória no voto popular, embora o número de porto-riquenhos que compareceram aos colégios eleitorais esteve em volta dos 400 mil dos 2,3 milhões de porto-riquenhos com direito a voto.
Quando a longa temporada das primárias chegar ao fim, na terça-feira, após cinco meses de disputas realizadas estado a estado, a campanha de Obama prevê que os superdelegados irão rapidamente aderir à sua candidatura.
A campanha de Hillary disse que pretende levar a luta adiante, possivelmente até a convenção nacional em Denver, tentando cortejar superdelegados com base na afirmação de que a senadora de Nova York conquistou mais votos nas primárias e está a passar à frente de McCain nos estados nos quais o Partido Democrata precisa vencer.(X)

Sem comentários:

Enviar um comentário