Pelo mundo fora


contador gratis

Cascatas da Namaacha: sete anos depois da seca

segunda-feira, 2 de junho de 2008

Xenofobia: governo levanta alerta laranja

O Governo moçambicano decidiu desactivar o alerta laranja levantado no país na sequência da violência xenófoba registada na África do Sul causando a morte de vários cidadãos moçambicanos e o regresso forçado de milhares de outros.
O levantamento do alerta laranja vai acontecer esta quarta-feira depois do regresso de cerca de trezentos moçambicanos que manifestaram esse desejo.
O Ministro da Administração Estatal, Lucas Chomera, revelou que a decisão foi tomada hoje, em Maputo, pelo Conselho Coordenador de Gestão de Calamidades, em mais em uma reunião semanal destinada a fazer balanço da violência xenófoba na África do Sul.
Chomera considerou que a operação de apoio aos moçambicanos vítimas daquele fenómeno foi positivo e que a situação naquele país vizinho voltou à normalidade.
Segundo este governante aos moçambicanos que não pretendem regressar à África do Sul o governo vai dar o apoio possível tendo em conta as condições que o país tem.
No total regressaram 36.400 moçambicanos, sendo que 32 mil dos quais usaram meios próprios e 4.109 através de meios disponibilizados pelo governo, numa operação que custou até ao momento ao executivo moçambicano mais de quatro milhões de meticais.
Os restos mortais de trés moçambicanos que perderam a visa na África do Sul já se encontram em Maputo, esperando-se que os dos outros doze deverão chegar nos próximos dias.(X)

Sem comentários:

Enviar um comentário