Pelo mundo fora


contador gratis

Cascatas da Namaacha: sete anos depois da seca

domingo, 18 de janeiro de 2009

Comboio de Obama chega a Washington para a festa da posse



Barack Obama chegou a Washington ao fim de uma viagem de comboio que reproduziu a rota histórica de Abraham Lincoln e colocou o presidente eleito mais perto da posse. Multidões enfrentaram as temperaturas frígidas do inverno da Nova Inglaterra para saudar Obama ao longo da rota de 220 km entre Filadélfia e a capital.
Ele vai prestar o juramento de posse dentro de três dias, sucedendo ao presidente George W. Bush.
No início da viagem, Obama prometeu dar ao país "uma nova Declaração de Independência", livre de pensamentos mesquinhos, preconceitos e extremismo.
A viagem incluiu uma escala em Delaware para pegar o vice-presidente eleito Joe Biden e outra escala em Baltimore para um discurso no qual ele pediu que "procuremos juntos uma vida melhor na nossa época".
Obama invocou o legado de gigantes da história americana, apelando "não para os nossos instintos fáceis, mas para nossos melhores anjos", um eco do discurso de posse de Lincoln. Ele destacou os enormes desafios à frente e prometeu agir com "urgência feroz", uma frase frequentemente usada por Martin Luther King.
No caminho Obama prestou homenagem a Biden, que durante anos fez a viagem de comboio de Delaware a Washington, onde era membro do Congresso. Ele disse à multidão que acertar as coisas para o país é a razão que o levou a pedir a Biden que "tomasse mais um comboio, para Washington".
Na escala de Wilmington, Obama misturou-se à multidão e saudou o povo. Ele usou a oportunidade para repetir o refrão dos últimos dias: o país não deve desanimar por causa da má situação econômica.
No meio da tarde, o comboio de Obama fez uma segunda "lenta passagem" por Edgewood para entrar na zona rural de Maryland, ao norte de Baltimore. Ele foi saudado por uma multidão de cerca de mil pessoas.
Em pé no último vagão do comboio, decorado com bandeiras e um selo presidencial, Obama acenava com entusiasmo ao passar. Ele e a sua mulher, Michelle, e as filhas Malia e Sasha tiveram uma partida animada ao partir com o comboio da estação da Rua 30, em Filadélfia.

Sem comentários:

Enviar um comentário