Pelo mundo fora


contador gratis

Cascatas da Namaacha: sete anos depois da seca

domingo, 18 de janeiro de 2009

Filha de Uderzo contesta continuidade de Astérix



Enquanto Albert Uderzo prepara um novo álbum de Astérix, a sair em Outubro, para assinalar os 50 anos da personagem que criou com René Goscinny em 1959, a sua filha Sylvie publicou esta semana no diário uma carta aberta onde acusa o pai de ter cedido às intenções do grupo Hachette, para que as aventuras do pequeno gaulês continuem a sair após a morte daquele.

A Hachette Livre tomou em Dezembro passado uma posição maioritária nas Éditions Albert René, fundadas por Goscinny e Uderzo em 1979, ao comprar os 40% de Uderzo, actualmente com 81 anos, e os 20 por cento de Anne Goscinny, filha do argumentista da série.

Segundo escreve Sylvie Uderzo, ex-directora-geral das Éditions Albert René, da qual foi afastada e de que continua a possuir 40 por cento,,"a intenção de Albert Uderzo foi sempre de fazer como Hergé: depois dele partir, não deveria haver mais álbuns de Astérix assinados por outros autores".

Trata-se assim de "uma viragem de 180 graus, fruto "de um punhado de conselheiros na sombra, que rondam os artistas para aproveitarem a oportunidade de se 'servirem' antes que seja tarde demais". E ataca "a manipulação destinada a mudar o curso natural da vida e da sobrevivência de uma obra de arte", dizendo que o pai, "aos 81 anos, decidiu fazer tudo o que sempre me tinha ensinado a não fazer!".

Preocupada que "a tribo de irredutíveis gauleses que resistia sempre ao invasor esteja a ser definitivamente vencida pelas tropas de Júlio César", Sylvie Uderzo diz-se determinada em bater-se "para preservar tudo o que (o seu pai) fez, tudo o que o animou: a sua obra imaginada a quatro mãos com René Goscinny!". E frisa não se tratar de "um conflito familiar", mas sim de uma luta "contra os piores inimigos de Astérix: os homens da indústria e da finança. Aqueles que levaram o meu pai a renegar todos os valores com os quais ele me educou: a independência, a fraternidade, o convívio e a resistência".

Esta carta aberta tem tido muito eco no meio da banda desenhada franco-belga, nomeadamente nos sites especializados.

Sem comentários:

Enviar um comentário