Pelo mundo fora


contador gratis

Cascatas da Namaacha: sete anos depois da seca

quinta-feira, 24 de abril de 2008

GRAÇA MACHEL: PRIMEIRA AFRICANA HONORIS CAUSA NA UNIVERSIDADE DE BARCELONA

Graça Machel tornou-se hoje na primeira africana a ser investida doutora honoris causa pela Universidade de Barcelona, em reconhecimento pelo seu contributo para o mundo da ciência, do conhecimento e da cultura.
Graça Machel, presidente do Fundo da Aliança Global de Vacinas e Imunização (GAVI), viúva do antigo presidente moçambicano Samora Machel e mulher do ex-chefe de Estado sul-africano Nelson Mandela, foi agraciada num acto oficial na universidade, em que o reitor da UB, Josep Samitier, recordou os valores que a líder moçambicana representa: "justiça, liberdade e democracia".
Samitier destacou a luta de Graça Machel "para combater as doenças transmissíveis, especialmente a SIDA, bem como a favor da igualdade, da mulher e da educação".
Graça Machel, declarando-se muito feliz pelo reconhecimento, notou que coincidiu com a celebração do dia do livro e referiu que "muito continua por fazer para melhorar o planeta".
"Ainda há milhões de pessoas que sobrevivem com menos de um dólar por dia, mais de 10 milhões de crianças morreram antes dos cinco anos com doenças que se podem prevenir e mais de mil milhões de pessoas são analfabetas, dois terços das quais mulheres", disse.
Referindo-se às melhorias das condições de vida em Moçambique e no continente africano, Graça Machel disse que é essencial redobrar os esforços para "conseguir que todas as crianças recebam as vacinas essenciais".(X)

Sem comentários:

Enviar um comentário