Pelo mundo fora


contador gratis

Cascatas da Namaacha: sete anos depois da seca

terça-feira, 6 de maio de 2008

Cuba bloqueia viagem de jornalista para premiação, diz jornal

A jornalista cubana Yoani Sánchez provavelmente não irá a Madrid para receber o Prêmio Ortega e Gasset de jornalismo por não ter obtido até agora a permissão das autoridades cubanas para sair do país.
A autora do blog "Geração Y" venceu na categoria jornalismo digital. O líder do júri, o catedrático Gregorio Peces-Barba, destacou a informação "vivaz e directa" do blog e "o ímpeto com que se incorporou ao espaço global do jornalismo social", informou o jornal espanhol El País.
Tanto a jornalista como os promotores do prêmio, organizado há 25 anos pelo El País, tentaram por todas as vias administrativas obter a autorização da viagem de Yoani para assistir a entrega dos prêmios, que ocorre esta quarta-feira, 7.
Até o momento, todos só receberam o silêncio como resposta das autoridades cubanas. Pode-se prever, então, que a jornalista não poderá sair da ilha.
Yoani, de 32 anos, foi incluída este mês na lista das 100 pessoas mais influentes do planeta da revista Time. O seu blog é inspirado nos jovens "de Cuba dos anos 70 e 80, marcada pelas escolas no campo, bonecos russos, saídas ilegais e frustração."(X)

Sem comentários:

Enviar um comentário