Pelo mundo fora


contador gratis

Cascatas da Namaacha: sete anos depois da seca

terça-feira, 6 de maio de 2008

Ilha do Ibo e Baía de Pemba – futuros Patrimónios Culturais da Humanidade?

A secular Ilha do Ibo e a Baía de Pemba, na província de Cabo Delgado, poderão vir a ser considerados pela Unesco – Fundo das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura – Patrimónios da Humanidade.

Um facto revelado nesta segunda-feira, 5, pelo Ministro da Educação e Cultura de Moçambique, Aires Aly, no final de um encontro com o Director-Geral da Unesco, durante o qual foi passado em revista a cooperação entre Maputo e aquela agência das Nações Unidas.
Aly revelou que para a concretização daquele “sonho” de Moçambique, técnicos do Ministério da Educação e cultura estão “trabalhar nos fundamentos das propostas a serem submetidas para apreciação e eventual aceitação”.
Em estudo estão também as propostas de locais com pinturas rupestres e algumas danças nacionais, como o Mapico, o Tufo e Xigubo.
Recorde-se que a lingua Nhau já é património cultural da humanidade depois que os governos de Moçambique, Malawi e Zâmbia, a propuseram conjuntamente. Nesta categoria encontram-se também a Ilha de Moçambique e a Timbila.
Moçambique é dos poucos países de África que tem em seu território um escritório e um representante permanente da UNESCO, cujo Director-Geral participou em Maputo, no último sábado, 3, nas celebrações centrais do Dia Mundial da Liberdade de Imprensa.(X)

Sem comentários:

Enviar um comentário