Pelo mundo fora


contador gratis

Cascatas da Namaacha: sete anos depois da seca

quinta-feira, 8 de maio de 2008

Putin é ratificado primeiro-ministro russo com maioria arrasadora

A Câmara Baixa do parlamento russo confirmou nesta quinta-feira, 8, que o ex-presidente Vladimir Putin será primeiro-ministro do país. A aprovação é meramente simbólica, já que a Rússia Unida, partido de Putin, controla mais de dois terços do parlamento.
A sucessão no Kremlin foi cuidadosamente coreografada - em dezembro Putin escolheu seu sucessor, Dmitri Medvedev, eleito presidente mais tarde, e disse que continuaria na política como primeiro-ministro.
Manobras
Apesar de prometer que não prejudicará o equilíbrio de poderes, nas últimas semanas Putin dedicou-se a ampliar sutilmente as atribuições do primeiro-ministro. De acordo com a Constituição russa, o presidente é o responsável pela política externa e doméstica, pelo comando das Forças Armadas e pela escolha do Conselho de Segurança - que estabelece as políticas de defesa e segurança. Ao primeiro-ministro cabem as medidas administrativas, como implementação das políticas domésticas. Putin, no entanto, foi eleito em abril presidente do partido Rússia Unida, que controla o Parlamento russo. Com maioria de dois terços na Duma, o Rússia Unida tem poder para reformar a Constituição e destituir o presidente.(X)

Sem comentários:

Enviar um comentário