Pelo mundo fora


contador gratis

Cascatas da Namaacha: sete anos depois da seca

quinta-feira, 1 de maio de 2008

REDE AINDA ESTÁ NA "INFÂNCIA", DIZ UM DOS CRIADORES

A internet “ainda está na sua infância”, disse um dos seus inventores, o britânico Tim Berners-Lee, à rede BBC, nesta quarta-feira - data em que o lançamento efectivo da rede mundial de computadores completa 15 anos.
Em 30 de abril de 1993, o centro europeu de pesquisas Cern anunciou que a rede poderia ser usada por todos, em todo o planeta, depois da pressão exercida por Berners-Lee e um colega, Robert Cailliau, sobre os principais dirigentes da instituição.
Para Berners-Lee, a internet poderá desenvolver-se em direcções inimagináveis, desde que seja utilizada para o bem. Ele elogia as redes de colaboração criadas em todo o mundo, afirmando que elas estão na dianteira para o desenvolvimento da rede. Berners-Lee ainda afirma que, um dia, será possível colocar toda a informação do mundo na web. Por enquanto, diz ele, “apenas começamos a explorar essas possibilidades”. Existem 165 milhões de sites disponíveis na rede, segundo a reportagem.
Cailliau disse à BBC que não foi fácil convencer o Cern a abrir a internet para o mundo. “Tivemos de convencê-los que isso iria acontecer, seria algo realmente grande e o Cern não seria capaz de lidar com a rede”, disse. “A melhor coisa a fazer era abrir mão”. Ele revelou também que o centro de pesquisas pensou em cobrar comissão pelo uso da nova ferramenta, mas foi desencorajado pela dupla. Com a cobrança, diz Cailliau, a web não teria se expandido como o fez.(X)

Sem comentários:

Enviar um comentário