Pelo mundo fora


contador gratis

Cascatas da Namaacha: sete anos depois da seca

sábado, 23 de agosto de 2008

Joe Biden vice-presidente de Barack Obama

O senador democrata Joe Biden, de 65 anos, será o candidato a vice-presidente dos Estados Unidos pela candidatura presidencial de Barack Obama.
A nomeação foi confirmada na madrugada deste sábado por uma fonte do Partido Democrático americano.



O nome de Joe Biden cresceu nas últimas semanas pelo facto do veterano democrata, no seu sexto mandato, ser presidente do Comitê das Relações Exteriores do Senado americano, o que, na opinião de líderes do partido, pode amenizar a inexperiência de Obama no assunto.A fonte oficial democrata que confirmou a informação pediu para não identificado mas sabe-se desde já que a escolha de Barack Obama será enviada por mensagem de texto e Email aos seus partidários ainda hoje.
Dois dos principais elegíveis, nomeadamente, o governador da Virgínia, Tom Kaine, e o senador de Indiana Evan Bayh, haviam saído da lista de prováveis candidatos a vice de Barack Obama.
Ainda hoje, Obama vai orientar um comício em Illinois, no mesmo local onde lançou a sua pré-candidatura, onde o anúncio de Joe Biden para todo o mundo é esperado. Nascido em Scranton, Pennsylvania, em 1942, Biden é um democrata liberal e católico descendente de irlandeses.
Representa o Estado de Delaware no Senado desde 1972 e está no seu sexto mandato, estando neste momento a presidir o comitê das Relações Exteriores do Senado e é considerado uma das maiores autoridades em política externa do partido. Na sua página na internet Joe Biden destaca dois artigos que escreveu neste mês sobre política externa, sobre o Afeganistão e a Geórgia.
No primeiro deles, o senador defende que o foco da luta dos Estados Unidos contra o terrorismo deve ser Cabul, e não Bagdád. No segundo, Biden critica a reacção desproporcional da Rússia contra a Geórgia e argumenta que a acção tem mais a ver com a influência geopolítica russa na região do que com a independência da Ossétia do Sul.Joe Biden votou a favor da guerra do Iraque, o que Obama foi contra desde o início, mas se opôs posteriormente à maneira como o governo de George W. Bush lidou com a ocupação do país.
Extrovertido, bom argumentador e mordaz orador, Joe Biden reúne os três requisitos que Barack Obama procura num companheiro na corrida eleitoral: está preparado para ser presidente, será capaz de ajudá-lo a governar e, sobretudo, tem idéias próprias.

Sem comentários:

Enviar um comentário