Pelo mundo fora


contador gratis

Cascatas da Namaacha: sete anos depois da seca

quinta-feira, 15 de maio de 2008

Sapos “fugiram” do terremoto. Dias antes

Centenas de milhares de sapos fugiram de uma cidade próxima do epicentro do terramoto de segunda-feira, no sudoeste da China - mas a fuga ocorreu alguns dias antes dos tremores, informa a imprensa chinesa nesta quinta. A migração anormal dos animais, que de modo repentino invadiram as ruas de Mianyang no fim de semana passado, provocou comentários espantados de pessoas convencidas de que se tratava de um sinal que anunciava o tremor.
Apesar da grande repercussão da notícia, um especialista entrevistado pela agência estatal Xinhua minimizou a possibilidade de o terramoto ter sido "previsto" pelos sapos. "Existem muitas razões para explicar uma anomalia em animais e nas águas subterrâneas. Um sismo é uma possibilidade, bem como mudanças climáticas e condições atmosféricas", explica Zhang Guomin, um analista do Instituto de Pesquisas Sismológicas.
Um repórter de um jornal de Mianyang conversou com os moradores da cidade sobre o estranho fenômeno no domingo, um dia antes do terramoto. Os mais velhos diziam ter interpretado a fuga dos sapos como um sinal de um desastre iminente. Os mais jovens faziam piada da relação entre a fuga e uma possível tragédia e afirmavam que os animais saíram do sudoeste do território para participar do transporte da tocha olímpica pela China.
O subdirector do Centro de Redes Sismológicas da China, Zhang Xiaodong, disse que as investigações sobre os terramotos serão aprofundadas nos próximos meses. Agora os chineses querem saber se é possível estabelecer um vínculo entre um fenômeno natural - como a fuga em massa dos sapos - e a iminência de um terramoto. Zhang admitiu, porém, que "a previsão dos terramotos continua sendo um enigma para o mundo".(X)

Sem comentários:

Enviar um comentário