Pelo mundo fora


contador gratis

Cascatas da Namaacha: sete anos depois da seca

sábado, 7 de junho de 2008

Abortada fuga de Ananias Mathe

Johanesburgo, 06 Jun (AIM) – Mais uma vez, o moçambicano Ananias Mathe, considerado pela policia como sendo “o criminoso mais perigoso na Africa do Sul”, tentou evadir-se da Prisão Local de Pretória, anunciou esta sexta feira, o Comité Parlamentar para os Serviços Correccionais. Segundo o porta-voz do comité, Dennis Bloem, Mathe foi surpreendido pelos guardas prisionais no exterior da sua cela por volta das 02.00 da madrugada desta sexta feira.
As autoridades sul-africanas estão surpreendidas com este incidente, pelo facto de Mathe se encontrar acorrentado nos braços e nos pés durante 24 horas. Esta não e’ a primeira vez que Mathe tenta se escapulir da prisão.
Aparentemente, Mathe terá sido surpreendido a uma distância de 50 metros da sua cela, depois de passar por vários portões da prisão.
“Mathe e’ um prisioneiro que se encontra a ser vigiado por um guarda prisional durante 24 horas por dia. Ele precisa de ter alguém para o vigiar em cada segundo que passa”, disse Bloem. “Ele também precisa de estar permanentemente acorrentado nos braços e nos pés. Como e’ que terá sido possível ele ter sido encontrado fora da sua cela?”, questionou Bloem.
Por isso, o Comité Parlamentar disse que vai convocar uma reunião urgente com o Ministério dos Serviços Correccionais para exigir o lançamento de uma investigação sobre o caso. “Estamos a encarar este assunto com muita seriedade”, disse Bloem.
Mathe tornou-se notável quando em 2006 conseguiu a proeza de se tornar no primeiro prisioneiro a se evadir da prisão de máxima segurança “C-Max”, localizada na cidade de Pretoria, Mathe enfrenta mais de 60 acusações, entre as quais se destacam assassínio, violação de mulheres, assaltos a mão armada e roubo de viaturas.
Na sequência da sua primeira evasão em 2006, as autoridades suspenderam nove guardas prisionais. Enquanto isso, o porta-voz dos Serviços Correccionais, Manelisi Wolela, disse que a sua instituição irá anunciar brevemente mais pormenores sobre a tentativa de fuga, tendo confirmado apenas que Mathe havia imobilizado um guarda prisional que, imediatamente, conseguiu levantar o alarme.
Ele disse que Mathe havia novamente recolhido aos calabouços.

Sem comentários:

Enviar um comentário