Pelo mundo fora


contador gratis

Cascatas da Namaacha: sete anos depois da seca

terça-feira, 22 de julho de 2008

Formar empreendedores ou eternos empregados? eis a questão

Eis a opinião do jurista e amigo Mouzinho Nicol´s sobre este tema que foi a debate no programa Linha Directa do dia 19 de Julho

"Primeiro. Começar por dizer que concordo quando se diz que as nossas instituições de ensino formam indivíduos cuja perspectiva pessoal imediata é, simplesmente, procurar emprego. Esta é a realidade, mas que deve ser revertida.

De facto temos de apostar seriamente no auto-emprego. Temos que apostar numa geração que pensa seriamente no Empreendedorismo. Porque só assim podemos aumentar mais postos de trabalho. E como o trabalho é que liberta o Homem, todos nós sairemos a ganhar e a pobreza, esta, que tanto se propala, será aos poucos combatida.

Segundo. De facto precisam-se no mercado patrões honestos. Honestos no seu verdadeiro sentido de palavra. Não queremos Patrões desonestos e sem escrúpulos. Patrões que querem enriquecer a todo custo. Patrões que não respeitam a higiene e segurança no trabalho; Patrões que não pagam salários, que produzem e comercializam bens sem qualidade e garantia. Patrões que não aceitam trocas nem devoluções por aquilo que vendem. Seja, não queremos Patrões que não respeitem os consumidores. Destes, o mercado está cheio e farto deles. É verdade!

Não quereremos empreendedores que não medem os meios para atingirem os seus fins. Empreendedores que querem enriquecer empobrecendo os outros.

Queremos sim, Patrões e empreendedores formados tecnicamente, eticamente e moralmente. Patrões e Empreendedores honestos. Porque só assim levaremos este País ao bom porto.

Padrões honestos precisam-se."


Mouzinho Nicol’s

Sem comentários:

Enviar um comentário