Pelo mundo fora


contador gratis

Cascatas da Namaacha: sete anos depois da seca

segunda-feira, 26 de maio de 2008

Ex-ditador etíope Mengistu é condenado à morte

(Tribunal condena ex-líder e 18 dirigentes do seu regime por tortura e execuções durante o "Terror Vermelho")

O Supremo Tribunal da Etiópia sentenciou o ex-ditador Mengistu Haile Mariam à morte. O tribunal de apelação condenou ainda 18 dirigentes do regime por tortura e execução de pessoas inocentes.
O ex-ditador, que vive exilado no Zimbabwe desde a sua saída do governo, em 1991, foi considerado culpado em 2006 por genocídio. Milhares de pessoas foram mortas durante os 17 anos que em Mengistu liderou o chamado "Terror Vermelho" no país.
Mengistu era um dos chefes do golpe de estado militar que depôs, em setembro de 1974, o imperador Haile Selassie.
Em fevereiro de 1977, ocupou pessoalmente a chefia do Estado, após eliminar os seus ex-colegas e rivais no Conselho Administrativo Provisório Militar (Dergue).
Durante a sangrenta perseguição iniciada por Mengistu no Exército e entre os membros da oposição política civil, calcula-se que cerca de 2 mil pessoas tenham sido assassinadas e outras 200 continuam desaparecidas. Entre 1977 e 1978, milhares de pessoas foram torturadas e os corpos de centenas apareceram atiradas nas ruas de Adis-Abeba e de outras cidades etíopes. Mengistu e os seus onze aliados também são acusados do assassinato de Selassie, que foi estrangulado e enterrado sob o piso de uma das casas de banho do palácio real. Sessenta funcionários, ministros e membros da família real etíope foram fuzilados publicamente.
Mengistu manteve-se no poder graças ao apoio econômico e militar da União Soviética, mas em 1991, após a queda do regime marxista do Kremlin e diante do avanço de grupos rebeldes liderados pelo actual primeiro-ministro etíope, Meles Zenawi, fugiu para o Zimbabwe, onde o governo de Robert Mugabe lhe concedeu asilo político.(X)

Sem comentários:

Enviar um comentário