Pelo mundo fora


contador gratis

Cascatas da Namaacha: sete anos depois da seca

segunda-feira, 26 de maio de 2008

RDCongo: Detido líder da oposição, Jean-Pierre Bemba

A detenção no sábado do ex-vice-presidente da República Democrática do Congo, Jean-Perre Bemba, hoje confirmada por fontes próximas, deve-se a um mandado de prisão emitido sexta-feira pelo Tribunal Penal Internacional.
Uma rádio ligada à ONU no Congo Democrático é citada como tendo dito que o opositor do presidente Joseph Kabilá é acusado de dois crimes contra a humanidade e de quatro crimes de guerra, jornalista Edmundo Galiza Matos.
Fidel Babala, director do gabinete de Bemba, confirmou a detenção do ex-vice-presidente mas disse não ter ainda mais informações sobre o motivo da detenção, neste momento.
Na véspera da detenção de Jean-Pierre Bemba, sábado, em Bruxelas, Fidel Babala dissera que o dirigente da oposição da República Democrática do Congo, que se encontrava em Portugal desde 2007, deveria fixar, na próxima semana, a data para o regresso ao seu país.
O regresso de Bemba à casa surgia num momento em que a oposição reunida na Assembleia Nacional e no Senado se preparava para o escolher para porta-voz da oposição.
De acordo com o jornal local L`Avenir, Bemba queria estar presente no dia da eleição para porta-voz da oposição, ainda sem data marcada, estando a parada desde logo ganha uma vez que 120 dos 150 membros da oposição garantiram o seu voto a favor de Bemba.
A página digital da Rádio Okapi, ligada à missão da ONU na República Democrática do Congo, MONUC, cita hoje o conselheiro para assuntos de cooperação junto do Tribunal Penal Internacional, segundo o qual Jean-Pierre Bemba foi detido na sequência da emissão de um mandado de prisão emitido sexta-feira pelo TPI.
Uma nota do tribunal de Haia, datada de sábado, e divulgada pela African Press Organization refere que Jean-Pierre Bemba, de cerca de 45 anos, foi detido naquele dia pelas autoridades do Reino da Bélgica, na sequência de um mandado de prisão emitido com o selo judicial do Tribunal Penal de Haia a 23 de Maio de 2008.
O TPI acusa Bemba de crimes contra a humanidade e crimes de guerra alegadamente cometidos pelos homens do MLC, de Bemba, entre 25 de Outubro de 2002 e 15 de Março de 2003, na República Centro-Africana, sefundo a Radio Okapi.
Jean-Pierre Bemba comparecerá primeiro perante as autoridades judiciais competentes na Bélgica, que decirão entregá-lo, ou não, ao TPI.
O Movimento liderado por Bemba afirmou hoje estar consternado com a detenção do seu líder, adianta a rádio Okapi.
François Mwamba, secretário-geral do MLC, afirmou que esta questão será debatida hoje em reunião.
Jean-Pierre Bemba encontrava-se em Portugal desde 11 Abril de 2007, tendo alegado motivos de saúde para conseguir sair, em segurança, da República Democrática do Congo na sequência de confrontos entre os seus homens e o exército congolês.
Entretanto, o comissário europeu para o Desenvolvimento, Louis Michel, mostrou-se hoje, em Bruxelas, surpreendido com a prisão inesperada do dirigente da oposição da República Democrática do Congo e agora espera que o Tribunal Penal Internacional faça o seu trabalho.
O responsável europeu recordou que a seu pedido, há alguns meses, o chefe da oposição congolesa tinha feito uma declaração pública em que manifestava o seu respeito pelas instituições democráticas congolesas.
O responsável europeu recusou fazer "juízos de valor" sobre os actos de que Bemba é acusado, os quais afirma desconhecer e não ter quaisquer provas.(X)

Sem comentários:

Enviar um comentário