Pelo mundo fora


contador gratis

Cascatas da Namaacha: sete anos depois da seca

quarta-feira, 28 de maio de 2008

Mugabe compara diplomata americana a "prostituta"

Harare – O presidente do Zimbabwe, Robert Mugabe, advertiu na segunda-feira contra interferências externas na segunda volta da eleição presidencial no próximo mês. Mugabe, que tenta mais uma reeleição, comparou uma diplomata americana a uma "prostituta" e ameaçou expulsar um outro do país, conforme noticiou a rede CNN.
O Zimbabwe não pode ser britânico e não pode ser americano. Sim, é africano”, disse o presidente Mugabe.
Vocês viram aquela pequena menina americana (Jendayi Frazer, assistente da secretaria de Estado americano para assuntos africanos) a correr como uma prostituta” - criticou ele.
Por mais poderoso que seja, se continuar a agir assim, eu o expulsarei do país” - declarou Mugabe, no discurso do lançamento da sua campanha para a segunda volta das eleições presidenciais, marcada para o dia 27 de junho. Ele referia-se ao diplomata americano, James McGee. O presidente afirmou que o americano havia ordenado ao líder do partido de oposição Movimento por uma Mudança Democrática (MDC), Morgan Tsvangirai, que retornasse ao Zimbabwe.
Quando o embaixador americano disse a Morgan que voltasse, ele voltou a correr”, acrescentou Robert Mugabe referindo-se ao rival, que o superou na primeira volta eleitoral presidencial, realizada a 29 de março.
O MDC acusa o governo e o Exército de espancar e torturar simpatizantes do partido numa tentativa de mantê-los longe das urnas ou fazer com que votem no partido Zanu-FP no governo.
A violência tem de acabar para que as eleições sejam realizadas, caso contrário a votação não será legítima” - disse Tsvangirai.
O líder da oposição afirma que Robert Mugabe perdeu o controle do país e que o Exército estaria agora no comando.(X)

Sem comentários:

Enviar um comentário