Pelo mundo fora


contador gratis

Cascatas da Namaacha: sete anos depois da seca

quarta-feira, 28 de maio de 2008

Nepal põe fim à monarquia e proclama república

KATMANDU - A assembléia constitucional do Nepal aprovou nesta quarta-feira o fim da monarquia, em vigor no país por 240 anos, e proclamou a república.
"A proposta para a proclamação da república foi aprovada", anunciou em plenário Kul Bahadur Gurung, um alto representante deste órgão de 601 membros, dos quais 560 votaram a favor e quatro se opuseram.
Os maoístas do Nepal, republicanos, combateram durante 10 anos o impopular rei Gyanendra, conquistando a maioria das cadeiras da assembléia constitucional nas eleições de abril.
A formação da assembléia constitucional faz parte dos acordos de paz entre os partidos políticos nepaleses e os rebeldes maoístas que puseram fim a uma guerra civil na qual morreram 13.000 pessoas.
A queda do rei Gyanendra marcará o fim da única monarquia hinduísta do mundo. Considerado pelos seus partidários a encarnação do deus Visnu, chegou ao trono em 2001 após o bárbaro assassinato de nove membros da família real pelo príncipe herdeiro que, em seguida, se suicidou, ao que parece sob efeito de drogas e álcool.
A impopularidade do monarca chegou ao fundo do poço quando destituiu o governo e se concedeu poderes absolutos em fevereiro de 2005.
Isso levou os principais partidos políticos nepaleses a aliarem-se aos rebeldes maoístas, seus inimigos históricos, para concluir um acordo de paz em 2006.(X)

Sem comentários:

Enviar um comentário