Pelo mundo fora


contador gratis

Cascatas da Namaacha: sete anos depois da seca

quinta-feira, 29 de maio de 2008

Ataques do Zimbqbwe contra Mwanawasa irritam Zâmbia

Lusaka, Zâmbia - A Zâmbia exprimiu-se decepcionada face aos ataques de que é vítima o seu Presidente, Levy Mwanawasa, por parte das autoridades zimbabweanas e advertiu que estas declarações injustificadas afectariam as relações cordiais entre os dois países.
O porta-voz do Governo zambiano, Mike Mulongoti, que é igualmente o ministro da Informação, declarou num comunicado que a Zâmbia estava consternada pelos ataques injustificados atribuídos ao ministro zimbabweano da Justiça, Patrick Chinamasa, pela imprensa.
De acordo com a imprensa zimbabweana, Chinamasa declarou-se decepcionado com Mwanawsa, que é igualmente presidente em exercício da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), pela sua incapacidade de instar a Grã-Bretanha a levantar as sanções contra o Zimbabwe.
Mulongoti disse que estes ataques tinham provavelmente como objectivo desacreditar a integridade da missão impecável do Presidente Mwanawasa junto da comunidade internacional, acrescentando que estes ataques verbais poderiam afectar negativamente as relações cordiais existentes entre a Zâmbia e o Zimbabwe.
Mulongoti declarou que a Cimeira Extraordinária da SADC em Dar-es- Salaam, capital da Tanzânia, a 29 de Março de 2007 delegou o Presidente sul-africano, Thabo Mbeki, para desempenhar o papel de medianeiro na crise política no Zimbabwe.
Afirmou que, em "nenhuma circunstância", a cimeira encarregou o Presidente da SADC da época e os sucessivos a empreender esforços diplomáticos, como o sugeriam as autoridades zimbabweanas.(X)

Sem comentários:

Enviar um comentário