Pelo mundo fora


contador gratis

Cascatas da Namaacha: sete anos depois da seca

quinta-feira, 29 de maio de 2008

Irão: Rival de Ahmadinejad é eleito presidente do Parlamento

Teerão - Numa mudança política considerável no Irão, Ali Larijani, rival político do presidente Mahmoud Ahmadinejad, foi eleito presidente do Parlamento por uma maioria arrasadora nesta quarta-feira, 28. Larijani, ex-chefe das negociações nucleares do país, é visto pelo Ocidente como uma influência moderadora no governo de Teerão.
A função de presidente do parlamento é uma posição poderosa na política iraniana, e segundo analistas Larijani pode usar o seu cargo para desafiar Ahmadinejad. Ele foi eleito por 231 votos contra 31.
Ahmadinejad e Larijani enfrentaram-se nas eleições presidenciais de 2005. O grande número de votos obtidos pelo novo presidente do parlamento nesta quarta aparece como uma impressionante repreensão ao chefe de Estado iraniano, que enfrenta uma crescente rejeição no país devido a sua política econômica.
O pleito desta quarta foi também uma forte sinal da diminuição do apoio do presidente entre as lideranças iranianas. Especialistas apontam que tal resultado não seria possível sem o apoio de Ayatollah Ali Khamenei, supremo líder do Irão.
Larijani, político conservador, renunciou ao cargo de negociador chefe do programa nuclear iraniano em outubro. Ele estava entre um pequeno grupo de oficiais que tentavam pressionar Ahmadinejad contra o seu discurso radical, que provoca o isolacionismo do Irão.
Na época da renúncia havia especulações de que os dois políticos tinham diferenças tácticas e visões de diálogo com a Europa.
Ainda nesta quarta, Ahmadinejad criticou um informe da Agência Internacional de Energia Atômica que expressa preocupação sobre o programa nuclear do país. Ele classificou o relatório como "deplorável" e disse que no futuro talvez o Irão limite a sua cooperação com a agência nuclear da ONU.
Diante dos resultados, analistas políticos especulam se Larijani poderá usá-los como teste de popularidade. Se ele achar que obteve sucesso suficiente, poderá renunciar ao cargo e concorrer novamente para presidente. Para os observadores, hoje Larijani está numa posição mais confortável do que há três anos, devido a sua forte reputação no Irão.(X)

Sem comentários:

Enviar um comentário