Pelo mundo fora


contador gratis

Cascatas da Namaacha: sete anos depois da seca

quinta-feira, 29 de maio de 2008

Presidente são-tomense recusa negociatas para resolver crise

São Tomé, São Tomé e Príncipe - O Presidente de São Tomé e Príncipe, Fradique de Menezes, recusou quinta-feira participar em "negociatas" para ultrapassar a actual crise política provocada pela queda, na semana passada, do Governo do primeiro-ministro Patrice Trovoada.
"Eu tomei nota dos últimos acontecimentos, de resto segui a fundo a crise política, e por isso, nos termos da Constituição vou começar sexta-feira as auscultar os partidos políticos e a sociedade civil. Mas que desta vez que fique bem claro para todos: não contem comigo para negociatas", disse.
De Menezes, que falava à imprensa no aeroporto internacional de São Tomé no seu regresso depois de ter sido forçado a interromper um périplo pelo estrangeiro, expressou frustração pelo facto de os actores políticos das ilhas terem por hábito fazer arranjos, através de acordos para manter a governação, mas logo de seguida violá-los.
"Eu não participarei em negociatas porque os São-tomenses têm por hábito não assumir os seus compromissos" declarou o chefe de Estado, que pediu respeito da classe política, da sociedade civil e da comunicação social, uma vez que, segundo ele, "culpam-me por tudo e por nada, sou mesmo o alvo preferencial dos mídias", sustentou.
As palavras do chefe de Estado, antes mesmo das auscultações à sociedade civil e aos actores políticos, deixaram os principais líderes políticos inquietos, pois receiam que este decida convocar eleições legislativas antecipadas, contrariamente ao que os partidos na sua maioria desejam.
O Movimento de Libertação de São Tomé e Príncipe/Partido Social Democrata (MLSTP/PSD, oposição) e o Partido da Convergência Democrática (PCD, no poder), que juntos aprovaram a moção de censura que provocou a queda do Executivo de Patrice Trovoada, sugeriram recentemente a criação de um Governo de unidade nacional ou de competências, através de novos acordos entre os partidos com assentos no Parlamento.
Observadores dizem que a determinação do Presidente em recusar negociatas poderá deitar por terra estas propostas e deverá conduzir à convocação de eleições legislativas antecipadas.(X)

Sem comentários:

Enviar um comentário