Pelo mundo fora


contador gratis

Cascatas da Namaacha: sete anos depois da seca

quinta-feira, 29 de maio de 2008

Centro sul-africano ganha Prémio da UNESCO de Educação para Paz

Paris, França - A Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) atribuiu o Prémio de Educação para Paz deste ano ao Instituto para a Justiça e Reconciliação da África do Sul, indica um comunicado da agência transmitida quarta-feira à PANA.
Um júri internacional presidido por Mohammed Arkoun, professor de História do Pensamento Islâmico, reunido a 19 de Maio, escolheu o instituto sul-africano "pelos seus esforços notáveis a favor duma reconciliação duradoura através da educação e contra a injustiça sistémica em África", precisou o comunicado.
O Instituto para a Justiça e Reconciliação foi criado em 2000 para incentivar a reconciliação na África do Sul depois do fim do apartheid e promover a paz a partir duma análise socio-política municiosa.
Desde então, o instituto, cuja sede está situada na Cidade do Cabo, ajudou outros países africanos, incluindo o Ruanda, o Sudão e o Burundi, a empreender uma abordagem análoga.
O instituto colabora com os Governos, as associações e os intelectuais de países em transição para reforçar a justiça, o desenvolvimento e a segurança humana, graças a um trabalho de pesquisa e de análise e ao reforço das capacidades.
Um outro dos seus grandes projectos motivou a publicação do primeiro manual de história da África do Sul, destinado ao ensino secundário desde o fim do apartheid. Esta obra recorre à tradição oral para criar um "diálogo entre pontos de vista" e apresenta histórias pessoais recolhidas localmente por trabalhadores sociais qualificados.(X)

Sem comentários:

Enviar um comentário